Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Câncer do Colo Uterino é alvo de campanha na UFPA

No Brasil, estima-se que o Câncer do Colo do Útero seja o segundo mais comum na população feminina. Ele representa 15% de todos os tumores malignos em mulheres. Os dados são do Instituto Nacional do Câncer (Inca). É uma doença que pode ser evitada com a prevenção, atitude incentivada pelo Projeto do Exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero, realizada pelo Laboratório de Citopatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). A campanha acontece nesta terça-feira, 25, e na quarta-feira, 26, no Restaurante Universitário (RU), durante o horário do almoço.

 

A coordenadora do Projeto, professora Mihoko Yamamoto Tsutsumi, e sua equipe distribuíram panfletos e explicaram a importância de fazer o exame preventivo  Papanicolaou. As pessoas que se interessarem poderão fazer o exame gratuitamente ligando para o Laboratório de Citopatologia, informando-se sobre o dia da coleta de material, o qual deverá acontecer de 8 a 11 de fevereiro, das 11h às 14h, com recebimento de resultado previsto para 7 de março. A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores ao exame. Além disso, este não deve ser feito no período menstrual, pois pode haver alteração no resultado.

 

Exame - Poderão fazer o exame mulheres que já iniciaram a vida sexual, especialmente se estiverem na faixa etária dos 25 aos 59 anos de idade,  sendo da comunidade acadêmica ou não. Inicialmente, um exame deve ser feito a cada ano e, caso dois exames seguidos (em um intervalo de 1 ano) apresentarem resultado normal, o exame pode passar a ser feito a cada três anos.

 

Vários são os fatores de risco identificados para o Câncer do Colo do Útero. Os principais estão associados à baixa condição socioeconômica, ao início precoce da atividade sexual, à multiplicidade de parceiros sexuais, ao tabagismo, à higiene íntima inadequada e ao uso prolongado de contraceptivos orais.

 

Serviço: Exames devem ser marcados no Laboratório de Citopatologia pelo telefone (91) 3201-6425.

 

Texto: Killzy Lucena – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 25.01.2011 16:00