UFPA discute experiências educacionais em assentamentos no Pará

Será realizado, nos dias 13 e 14 de outubro (quinta e sexta-feira), no auditório setorial profissional, campus do Guamá, o Seminário “Educação do Campo: Pronera em ação, tecendo redes e construindo parcerias”, promovido pelo Centro de Educação, da Universidade Federal do Pará. O evento vai refletir sobre as diversas experiências educacionais em desenvolvimento nos assentamentos e sobre a participação da UFPA no processo. Nos últimos três anos, essa participação se intensificou por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e parcerias com Incra, Ministério do Desenvolvimento Agrário, secretarias municipais, instituições e movimentos sociais.
  Os organizadores do evento avaliam que a experiência educacional – da alfabetização ao ensino superior – tem sido extremamente significativa, mas ainda desarticulada entre as várias unidades acadêmicas envolvidas. Ao mesmo tempo, reconhecem o grande potencial da UFPA para propor novas ações junto ao Pronera. Neste sentido, o seminário será um fórum para reflexão, integração e socialização das diversas experiências em ação.
  A programa começa no dia 13, às 8h30, com a cerimônia de abertura. Às 9h, será realizada a apresentação da pesquisa “Assentamentos da reforma Agrária na Região Amazônica”. Às 14h, a Pró-reitoria de Extensão da UFPA e o Programa Educação Cidadã na Transamazônica farão exposição sobre a participação da UFPA no Pronera. Às 16h, os coordenadores de projetos dos campi de Altamira, Bragança, Castanhal, Marabá e Santarém participam do painel “Alfabetização/escolarização de jovens e adultos do campo”.
  No dia 14, às 8h30, será realizado o painel “Experiências com o ensino médio”, com participação dos coordenadores de projetos dos campi de Altamira e Marabá. Às 10h15, os coordenadores de projetos de Belém e Marabá participam do painel “Educação superior e formação dos sujeitos do campo”. Antes da sessão de proposição final, será realizado um encontro com os órgãos de gestão financeira dos projetos, às 14h, com participação da Pro-reitoria de Administração e Fadesp.
Publicado em: 11.10.2005 16:42