Escola de Música promove o 32º Encontro de Arte de Belém

Aconteceu no último  sábado, 15, no Teatro da Paz,  a abertura do 32° Encontro de Artes de Belém (Enarte). A programação do encontro, que é realizado pela Universidade Federal do Pará, através da Escola de Música, vai até o dia 22 de outubro.
  O encontro foi idealizado pelo pianista e compositor Altino Pimenta e realizado pela primeira vez em 1973. A proposta do encontro é  promover a integração dos setores artísticos da UFPA, nas áreas de Música, Dança, Teatro, Cinema, Artes Visuais e Literatura, tendo como público-alvo à comunidade universitária e a população em geral.
  Todos os anos o encontro de artes conta com a participação de professores e palestrantes do Pará e de outros Estados. Este ano a programação do encontro trará novidades, como a apresentação da Orquestra Sinfônica da EMUFPA (OSE), que inclui os núcleos de cordas, sopro e percussão. O regente convidado para consolidar o trabalho é o maestro Matheus Araújo, regente titular da Orquestra Sinfônica do Teatro da Paz (OST), que continuará o trabalho com o grupo por pelo menos mais três meses. Outra novidade a ser apresentada é a mostra de filmes nacionais premiados. As exibições são uma parceria entre a EMUFPA, o Cine Estação, Banco do Brasil e o Projeto do Governo do Estado “Nazaré em toda parte”.

PROGRAMAÇÂO

THEATRO DA PAZ – 20h
15.10 – Abertura: “Cameratamazônica”. Solista: Harold Brown (Piano) e Dione Colares, Márcia Aliverti, Milton Monte. Regente: Mateus Araujo.
16.10 – Noite dos Corais: Coral Marina Monarcha, Carlos Gomes, Madrigal da UEPA, Coro Cênico da UNAMA, Madrigal de Repertório e Madrigal de Belém. Coordenação: Vanildo Monteiro.
17.10 – Grupo de Percussão da EMUFPA. Regente: Vanildo Monteiro. Coral Infantil da EMUFPA. Regente: Valdecíria Lamêgo.
18.10 – Orquestras Infantil, Infanto-juvenil e Jovem da EMUFPA. Regentes: Joziely Brito, Sílvia Matos e Paulo Keuffer.
19.10 – Banda Jovem da EMUFPA. Regente: Paulo Crisóstomo. Grupo de Flauta Doce “ Arlete Pinheiro”. Regente: Mavilda Aliverti.
20.10 – I Mostra de Dança de Intérpretes Criadores (ETDUFPA). Coordenação: Eleonora Leal Maria Ana Azevedo.
21.10 – Orquestra de Música Latina e Sam Band
22.10 – Encerramento:  Duo Pianístico da EMUFPa (Eliana Cutrim e Lenora Brito). Oruqestra Sinfônica da EMUFPa. Regente: Mateus Araujo.

TEATRO WALDEMAR HENRIQUE – 22h
19 a 21.10 (15 às 19h) Exposição “Waldemar Henrique”
19.10 – Recital “Trovas Brasileiras” Rafael Nolleto (voz) e Eliana Cutrim (piano). Grupo Tymbres: Tynnôko Costa (piano), Dadadá (Percussão), Marco Outeiro (Contrabaixo).
20.10 – Show com Grupo “Compasso de Mel” Coord.: Cizinho. Grupo Vocal “Vox Brasilis” Coord.: Ana Maria Souza.
21.10 – Show “Aquarela do Pará” - Yuri Guedelha

NÚCLEO DE ARTE – 18h
11, 12, 13 e 14.10 (14 às 18h) Seminário “Arte, Mito, güera – o erne que (não) se repete”. Prof. Ms. Arthur Leandro.
17.10 – Recital de Alunos de Canto Lírico EMUFPA.
20.10 – Recital de Alunos de Sopros EMUFPA
21.10 – Recital dos Alunos Selecionados no Concurso de Piano da EMUFPA Coordenação: Rosa Silva
22.10 – Recital de Piano Popular: Elenice Maranesi (Brasília)
25.10 a 15.11 – Exposição Prata da Casa “Poéticas Visuais”. Coord.: Neder Charone

IGREJA SANTO ALEXANDRE – 18 h
19.10 – Duo de Canto e Piano: Márcia Aliverti e Helena Maia. Arcotrio: Nelma Dahas (Piano), Marcos Vinícius (Puff) (Clarinete), Marcos Guedes (Violino).
20.10 – Relançamento do cd do Grupo Cálamo: “Medievo Cabano”. Regente: Milton Monte.
21.10 – Trio de Câmera: Edelmiro Soares (Canto), Adriana Paiva (Piano), Arthur Alves (Violoncello). Camerata de Violões. Coordenação: Orlando Vieira.

SÃO JOSÉ LIBERTO – 18 h
16.10 – Programa Timbres com  Orquestra de Música Latina da EMUFPA Regente: Leonardo Coelho de Souza.
17.10 – Recital de Saxofones. Coordenação: Marcos Puff e Eduardo Santos.
20.10 – Conjunto de Bandolins. Coord.: Luiz Pardal
21.10 – Grupo de Flauta Doce Arlete Pinheiro. Regente: Mavilda Aliverti. Musicarte – Rádio Margarida. Coord.: Carmen Chaves.
22.10 – Oficina de Percussão Popular e Grupo Batuque. Coord.: Edson Santana

PRAÇA DA REPÚBLICA – 10 h (Anfiteatro)
16.10 – Teatro Infanto-juvenil e Dança de Rua (ETDUFPA). Coord.: Inês Ribeiro. Grupo de Metais da EMUFPA. Coord.: Biraelson Correa.

CINE ESTAÇÃO 20:30 h
15 a 22.10 – Filmes Brasileiros Premiados

ESCOLA DE TEATRO E DANÇA DA UFPA
Curso “O Corpo em Cena” (Dança). Ministrante: Ronald Bergman. 17 a 21.10 das 08 às 12h

ESCOLA DE MÚSICA DA UFPA
“Workshop de Piano” com Harold Brown (EUA). 17 a 19.10. De 9 às 12h e 15 às 18h.
“Regência de Coral” com Isabela Sekeff (Brasília). 17 a 21.10 de 9 às 12h.
“Interpretação no Piano Popular” com Elenice Maranesi (Brasília). 20 a 22.10 de 9 às 12 e 15 às 18h.

Publicado em: 15.10.2005 00:30