Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Rádio Web UFPA completa 2 anos de existência

 “Divulgando Conhecimento”. Bem mais que um slogan, essa é a grande proposta de um dos projetos mais bem sucedidos da Universidade Federal do Pará: A Rádio Web UFPA.  Hoje, a primeira rádio universitária da Instituição comemora seu segundo ano de existência e vem colhendo frutos de um trabalho que iniciou no Fórum Social Mundial 2009, realizado em Belém.

 

A data foi marcada por uma reunião comemorativa com a presença de profissionais atuantes no projeto, como jornalistas, técnicos, bolsistas e voluntários, além de ex-bolsistas e professores da Universidade.

 

Dinamismo - Mesmo que ainda seja considerada nova, a ideia de se construir um veículo de comunicação dinâmico, capaz de divulgar o que a Universidade vem produzindo, não é de hoje. Mas foi somente nos anos dois mil, com a existência de pesquisas específicas da Faculdade de Comunicação, à qual o projeto está vinculado, sobre as rádios no Pará e com a percepção de como este meio de comunicação poderia trazer retorno à Universidade, que o projeto começou a ser idealizado. “Foram necessários, pelo menos, dois anos de discussão sobre esse assunto. Era preciso concretizar uma proposta de programação de uma rádio universitária”, afirma a professora Luciana Miranda, coordenadora do projeto.

 

Segundo a coordenadora, a escolha pelo método de transmissão também entrou em pauta na discussão. Por uma questão de rentabilidade e de agilidade nos trâmites legais para a implantação da Rádio, foi decido que um canal on line seria mais conveniente. “Mas não que isso anule a possibilidade de termos, futuramente, uma rádio com transmissão por meio de ondas”, enfatiza. Para ela, esses dois anos serviram para consolidar o canal, e, agora, os próximos passos serão baseados na divulgação do veículo. “A meta é que, até o final de 2011, todos os professores, alunos, servidores da capital e do interior tenham acessado a Rádio uma vez pelo menos.”

 

“No início, eu sentia que as pessoas tinham receio de acreditar que isto poderia dar certo. Agora, ficou clara a real proposta da Rádio: levar a divulgação científica produzida aqui não somente à comunidade acadêmica”, foi o que afirmou Ezequias Nascimento, estudante do 7º semestre do curso de Comunicação da Universidade e ex-bolsista da Rádio.

 

Reconhecimento - Nesses dois anos, o canal tanto se consolidou que já foi vencedor de dois concursos nacionais para a produção de programas de caráter científico. Um que se destina a crianças e outro que retrata as ilhas próximas à capital.  “Nós somos consultados todos os meses por pesquisadores do país inteiro, e até de outros países, sobre a programação, a implementação da Rádio, então, percebe-se que, em pouco tempo, nos tornamos referência”, afirma a coordenadora, ressaltando, também, o apoio que a Rádio recebe da Pró-Reitoria de Administração (Proad), da Faculdade de Comunicação (Facom), da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), sem os quais não seria possível manter o canal.

 

Comunicação ágil - Além de ser um espaço de formação, de divulgação científica, de debate de ideias e, sobretudo, de democratização do conhecimento daquilo que é produzido na Universidade, o veículo também tem a finalidade de articular com os campi da UFPA, agilizando a comunicação entre eles. “Eu posso dizer, seguramente, que a Rádio Web UFPA, em termos de rádios universitárias, de programação e de proposta, é uma das melhores do País. E, com tranquilidade, posso dizer isso em nome de todos os professores e alunos envolvidos”, conclui Luciana Miranda.

 

Para acessá-la, basta clicar no banner da Rádio (disposto no Portal da UFPA) ou ir direto ao site da Rádio Web (www.radio.ufpa.br)

 

Flávio Meireles – Assessoria de Comunicação da UFPA.

Foto: Karol Khaled

Publicado em: 28.01.2011 17:00