Bettina certifica e acolhe médicos residentes
O Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza realizou uma cerimônia de acolhimento dos oito novos médicos residentes que vão passar os próximos três anos no HUBFS. O evento também serviu para homenagear seis médicos especialistas em Otorrinolaringologia e Oftalmologia, concluintes do curso em 2010. A cerimônia aconteceu no auditório do Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), na UFPA, nesta terça-feira, 1º.
Durante o evento, o pró-reitor de Planejamento da UFPA, professor Erick Nelo Pedreira, representante do reitor Carlos Maneschy, falou que o Hospital vive momentos de avanços desenhados pela Reitoria, por meio de ações, que vão ajudar o Bettina Ferro a crescer ainda mais na produção de conhecimento e assistência prestada à população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“Mesmo diante das dificuldades, como o estrangulamento no financiamento dos hospitais universitários do País, a UFPA investe em uma política de expansão no ensino da saúde, com a construção das Faculdades de Medicina, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional e do Laboratório de Dermatologia”, ressalta. “Isso demonstra, com clareza, que o entorno dessa região, na qual o Bettina está inserido, será um grande ‘bolsão’ da área da saúde, capaz de construir um cenário propício às atividades de assistencialismo e acadêmicas”, completa.
Para o diretor geral do Bettina, doutor Paulo Amorim, o momento era especial, porque “abrimos os braços e acolhemos os novos residentes”. Ele ressaltou a importância do Programa de Residência. “É o mais importante para a formação do médico, pois nos introduz como especialistas e profissionais reconhecidos pelo Ministério da Educação (MS), e aptos a exercermos a especialidade para a qual nos propusemos. É nesse momento que existe a possibilidade fantástica de encontrarmos várias gerações que compõem a Academia. Isso vem formar o ciclo da academia e a escola que leva o nome UFPA.”
Em seu pronunciamento, o professor mestre Eduardo Braga, coordenador da Residência Médica no HUBFS, agradeceu aos médicos, à equipe do Hospital e felicitou-os. “Agradecemos aos residentes por terem escolhido o HUBFS e colaborado com ele, à UFPA e a todos que ajudaram a realização desse momento. Que esse convívio verdadeiro de aprendizagem e ética efetive a participação dos médicos residentes dentro de uma dinâmica pedagógica positiva”, deseja.
Acolhimento – Ainda como parte da programação, nesta quarta, 2, no auditório do HUBFS, acontece o acolhimento dos novos médicos. A programação envolve palestras sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e vários temas relacionados ao HUBFS. O evento é uma realização da Coordenação Acadêmica e da Coordenação de Residência Médica (Coreme) do Bettina Ferro.
Texto: Cleide Magalhães – Assessoria de Comunicação do HUBFS
Fotos: Alexandre Moraes
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária