Curso de Educação Física faz a I Jornada Acadêmica em Castanhal

Palestras, grupos de discussão e oficinas são algumas das atividades que fazem parte da I Jornada Acadêmica do curso de Educação Física da UFPA, no campus universitário de Castanhal, no período de 25 a 28 de outubro.  A programação visa a reforma curricular do curso que ofertará vagas para Belém no próximo Processo Seletivo Seriado (PSS). “Queremos dar um enfoque regional para o curso”, afirma o professor Josafá Barreto, responsável pela divulgação da jornada. O tema geral ratifica esse propósito: “As diretrizes curriculares da educação física frente à formação humana e a intervenção profissional na Amazônia”. As mesas temáticas, com a participação de professores renomados nacionalmente, como Celi Taffarel, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Wagner Moreira, da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), destrincharão o tema geral am discussões mais particulares. “A professora Celi abordará o objeto de estudo da Educação Física e o professor Wagner falará dos desafios para a área no Brasil”, adianta Josafá.

A I Jornada Acadêmica de Educação Física contou com recursos do Programa de Incentivo à Interiorização (Proint), além de ter contado com o apoio do comércio local de Castanhal. “A verba serviu para comprar as passagens dos palestrantes de fora e para a alimentação, mas enfrentamos dificuldades quanto à hospedagem, por exemplo”, revela o professor Josafá Barreto. Como o trabalho de todos ajuda a superar as dificuldades, não só o projeto Proint e o curso de Educação Física da UFPA, mas também os estudantes atuam na organização da jornada, por meio do Centro Acadêmico de Educação Física (CAEF). Eles terão espaço na programação para discutir os objetivos e responsabilidades do movimento estudantil na formação acadêmica e no comprometimento político e social, que será em uma mesa temática no terceiro dia do evento.

As inscrições na I Jornada Acadêmica de Educação Física custam R$5,00 para estudantes e R$10,00 para profissionais e vão até a abertura do evento. Os interessados em inscrever trabalhos para apresentação, devem fazê-lo até a próxima sexta (21/10). Em Castanhal, as inscrições estão sendo feitas no próprio campus universitário. Em Belém, no Centro Acadêmico de Educação Física (Cacef) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), campus III.

Publicado em: 20.10.2005 12:55