Aluno da Faculdade de Comunicação recebe prêmio nacional
Relembrar a história de um lugar, de uma pessoa, de uma situação é fundamental para que se entenda o contexto e a constituição desse mesmo lugar, dessa pessoa ou situação, na atualidade. Quando se trata da mídia impressa na capital paraense, essa história é acompanhada pelo Projeto de pesquisa “Jornais Paraoaras: Percurso da Mídia Impressa em Belém”, desenvolvido desde 2009 na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará e aprovado em 2010 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e que produziu, entre seus resultados, o artigo Comunicação & História: a imprensa de Belém no alvorecer do século XX, do aluno Phillippe Sendas, vencedor, no último dia 30 de abril, do Prêmio José Marques de Melo de Estímulo à Memória da Mídia.
“Este trabalho aborda as principais mudanças gráficas e no conteúdo publicadas em quatro jornais de Belém, na virada do século XIX para o século XX. Esse momento marca uma fase de transição para a imprensa da capital paraense, com melhoramentos na produção dos principais jornais”, explica o estudante, que é bolsista Pibic UFPA Ações Afirmativas.
O Prêmio é uma homenagem ao professor José Marques de Melo, uma referência no estudo da Comunicação na América Latina. A honraria foi lançada dentro do 8º Encontro Nacional de História da Mídia, que aconteceu na cidade de Guarapuava, no Paraná, entre 28 e 30 de abril, numa realização da Associação Brasileira dos Pesquisadores em História da Mídia.
Para Phillippe, o Prêmio representa o reconhecimento do trabalho realizado na UFPA. “O projeto de pesquisa desenvolve suas atividades desde 2009, e receber um prêmio como este é muito gratificante para o nosso trabalho. Além disso, é o reconhecimento da qualidade da produção científica em Comunicação desenvolvida na Amazônia”, afirma.
Além da publicação do artigo em revista científica, tanto o aluno quanto a professora da Facom e coordenadora do projeto, Netília Seixas, foram contemplados com uma viagem para o Rio de Janeiro, para conhecer as instalações do Projac, onde funciona a Central Globo de Produções, já que a Globo Universidade é uma das patrocinadoras do evento.
Projeção - Na ocasião, também foram apresentados mais quatro trabalhos vindos da UFPA. Três deles integram o Projeto “Jornais Paraoaras”: “O percurso das notícias policiais na imprensa de Belém”, da aluna Camille Nascimento; “Os protagonistas da imprensa belenense de 1820 e 1830”, da aluna Julieth Corrêa; e “Os primeiros passos do colunismo social no Pará: Folha do Norte e A Província do Pará”, da professora Netília Seixas.
O quarto trabalho, chamado “Oralidade amazônica nas páginas do alternativo Jornal Pessoal”, foi apresentado por Célia Amorim, também professora da Facom.
Texto: Dilermando Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA
Leia também: As notícias que chegam do Norte
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária