Projeto da UFPA realiza oficinas de Música
O que antes era um projeto piloto destinado a promover oficinas livres de música popular, hoje é uma oportunidade àqueles que desejam aprender algum instrumento, mas ainda não possuem iniciação musical. Trata-se do Projeto de extensão Oficinas de Arte e Produção Cultural, vinculado à Universidade Federal do Pará.
A ideia é proporcionar estudos iniciais de prática musical, com apoio pedagógico de coordenadores e estagiários de Licenciatura em Música, tanto da Instituição quanto da Universidade do Estado do Pará.
O Projeto, ainda piloto, começou em 2003 e era coordenado pela Associação de Amigos da Escola de Música da UFPA (Emufpa). Seis anos depois, devido à grande demanda social, empresarial e cultural de Belém, a Universidade, por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), passou a apoiá-lo em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi). “Estreitar relações com uma instituição como o Sesi implica reconhecimento mútuo, o que proporciona a professores qualificados estrutura para aplicar seus ensinamentos”, ressalta o pró-reitor de Extensão, Fernando Artur de Freitas Neves.
Coordenado pela professora Ana Margarida Camargo, o Projeto, hoje, conta com sete oficinas gratuitas e reúne cerca de 600 pessoas das mais diferentes faixas etárias. Ao final de cada semestre, cada curso vai realizar uma apresentação artística, além de recitais e participação em eventos extensionistas.
As turmas deste ano já estão fechadas e as aulas se iniciaram nesta semana. Apesar de gratuito, os inscritos precisaram passar por uma avalição inicial. “Enquanto algumas oficinas ficaram incompletas, outras, como a de violão e canto popular, se tornaram muito concorridas”, afirma a coordenadora.
As oficinas acontecem no Teatro Gabriel Hermes, no Sesi, e, para isso, quatro salas foram preparadas. Além dessa finalidade, o Projeto busca incentivar os alunos no prosseguimento de seus estudos musicais, apresentando, inclusive, noções básicas de teoria musical e execução das aulas de Música em grupo, entre outros.
“Só o fato de expandir o conhecimento produzido na Universidade para além dos muros já o torna um projeto relevante”, conclui o pró-reitor de Extensão.
Flávio Meireles – Assessoria de Comunicação da UFPA
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária