Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Professores colombianos são apresentados para estudantes de Espanhol da UFPA

Os colombianos Liliana Marles e Davi Jaramillo, novos professores da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (Falem) do Instituto de Letras e Comunicação (ILC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) foram apresentados aos alunos da Faculdade, que cursam Espanhol. O encontro aconteceu nesta terça-feira, 3, no Auditório Francisco Paulo Mendes, no ILC. A vinda dos colombianos foi articulada pela Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) e faz parte do convênio da UFPA com o Instituto Colombiano de Crédito Educativo e Estudos Técnicos no Estrangeiro (Icetex).

 

A carência no quadro de professores do curso de Espanhol, na UFPA, motivou a vinda dos colombianos. Além disso, Liliana Marles e Davi Jaramillo chegam para contribuir com o aumento das trocas culturais com os países hispano-americanos, no caso a Colômbia. “Já há algum tempo, a UFPA vem estreitando laços com os países de língua espanhola. A chegada desses professores fomenta e reforça essa cooperação internacional e, consequentemente, as trocas culturais”, afirma o pró-reitor de Relações Internacionais da UFPA, Flávio Nassar.

 

Programação – O evento de apresentação dos professores estrangeiros foi mediado pelo pró-reitor Flávio Nassar; pela professora da Falem e coordenadora da Casa de Estudos Hispano-Americanos, Rita de Cássia Paiva; pela vice-diretora da Falem, Maísa Navarro; e pela chefe de Câmara de Espanhol, Nélia de Almeida Martins.

 

Os professores colombianos ressaltaram a importância de poder ministrar aulas em uma universidade brasileira e em um curso que estava carente de professores. Liliana Marles e Davi Jaramillo explicitaram que, embora eles estejam na condição de docentes, ambos têm muito para aprender também, já que estão, a partir de agora, em um local com dinâmicas e valores sociais, culturais, econômicos e políticos, em alguns pontos, bem diferentes dos seus, o que, para eles, é um contexto que vai proporcionar muito aprendizado.

 

Reconhecimento – Os estudantes também participaram da apresentação. A  estudante do 7º semestre do curso de Espanhol, Daniele Mendonça, surpreendeu os docentes colombianos e os mediadores. Ela entregou uma carta de agradecimento, em nome do Centro Acadêmico de Letras (CAL), ao pró-reitor Flávio Nassar, na qual alunos de Espanhol da Falem, formalmente, demonstravam gratidão à Prointer por ter atendido uma demanda, considerada premente por eles, que consistia justamente no aumento do corpo docente da graduação.

 

A estudante disse que os professores chegam num momento importante e que ela se sente, agora, mais tranquila e motivada para continuar na graduação. “O nosso curso estava, e ainda está, carente de docentes. Algumas disciplinas ainda não foram ministradas justamente por causa dessa escassez; porém, com colaboração deles, a graduação em Espanhol já vai dar um salto de qualidade. Dessa forma, me sinto mais segura para o andamento do meu cotidiano acadêmico”, considera Daniela Mendonça.

 

Parceria – O convênio prevê também que, a cada dez meses, dois professores da Colômbia venham à UFPA, a fim de ministrar aulas para o curso de Espanhol. Após essa temporada, eles retornam ao seu país de origem, sendo imediatamente substituídos por outros, pelo mesmo período, e assim sucessivamente.

 

Concomitantemente a isso, alguns professores da UFPA irão à Colômbia para ministrar Língua Portuguesa, seguindo a mesma lógica executada pelos estrangeiros aqui. De acordo com esse mecanismo, os professores Liliana Marles e Davi Jaramillo permanecem na Universidade até dezembro.

 

Texto: Paulo Henrique Gadelha – Assessoria de Comunicação da UFPA

Foto: Alexandre Moraes

Publicado em: 04.05.2011 17:00