Inscrições abertas para o Edital Navega Saberes
A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal do Pará (UFPA) lançou a segunda edição do Edital Navega Saberes/Infocentros , com oferta de bolsas que somam 300 mil Reais. As inscrições estão abertas até o dia 27 de maio.
O edital tem o objetivo de unir o Programa Navega Pará/Infocentros, ação do governo do Estado, com a missão da UFPA de incentivar as práticas de extensão universitária. A iniciativa governamental visa promover a inclusão digital, por meio da criação de espaços laboratoriais com acesso à internet, em diversos municípios paraenses.
A parceria proporciona ao estudante da UFPA reflexões teóricas e práticas, a partir de um contato mais próximo com a sociedade, visando ao retorno do conhecimento acadêmico à população. Conforme explica o pró-reitor de Extensão da UFPA, professor Fernando Arthur Neves, a iniciativa conjunta favorece o aproveitamento, pela Universidade, da infraestrutura do Estado a partir dos infocentros já instalados em escolas e centros comunitários de municípios do Pará, ampliando, assim, o alcance da inclusão digital na Amazônia.
Bolsas - Com essa finalidade, o edital oferece 69 bolsas a serem distribuídas entre os programas e projetos que forem contemplados. Professores e técnico-administrativos da UFPA podem submeter propostas. Cada projeto poderá solicitar o limite máximo de três bolsas, no valor de R$ 360 cada. É importante ressaltar que, conforme postula o edital, pelo menos uma proposta de cada instituto, campi ou núcleo será assegurada. “Isso demonstra que a iniciativa considera, desde o princípio, a condição multicampi da UFPA, e visa igualar as oportunidades de crescimento e produção científica na capital e no interior”, afirma o pró-reitor.
A Diretoria de Programas e Projetos (DPP) da Proex é a responsável pelo acompanhamento do edital. As propostas devem estar delimitadas dentro de um dos temas, ao todo 34, sugeridos no edital, os quais contemplam as mais diversas áreas do conhecimento, da saúde às artes cênicas; do patrimônio histórico e cultural às questões ambientais; da inovação tecnológica às metodologias de ensino e aprendizagem.
A expectativa da Proex é “fazer com que as ferramentas desenvolvidas nas universidades possam ser devolvidas à sociedade, impactando em melhoria de qualidade de vida e consolidação de práticas extensionistas”, destaca Fernando Arthur.
Para o pró-reitor, a inclusão digital de amplo alcance, em pleno século XXI, é mais do que uma recomendação: é, sim, uma necessidade. “Na plataforma digital, a gama de conhecimento disponível para livre acesso é imponderável. Precisamos estimular não apenas o acesso, como também a produção de conhecimento de nossa comunidade acadêmica na rede mundial de computadores”, considera.
A Proex está recebendo as propostas para o edital exclusivamente por meio da internet, via e-mail proex.dpp@gmail.com, utilizando o Formulário de Propostas on line disponível no site da Pró-Reitoria.
Confira aqui o edital completo.
Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação da UFPA, com informações da Assessoria de Comunicação da Proex.
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária