Equipe do Hospital das Clínicas de Porto Alegre traça diagnóstico do Barros Barreto
Um grupo de nove representantes do Hospital das Clínicas de Porto Alegre (RS) esteve por dois dias no Hospital Barros Barreto para fazer visitas técnicas e traçar o diagnóstico da instituição. A finalidade foi avaliar a aderência e a complexidade dos processos para planejar a continuação da implantação do Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU), do Ministério da Educação, que já acontece no HUJBB desde o ano passado.
No Barros Barreto, o primeiro módulo implantado foi o de cadastro de pacientes, e o segundo, de prescrição médica, que deve ser concluído até julho. O trabalho envolve treinamentos com os funcionários do Hospital, ministrados pelos profissionais do HC. A recente visita do grupo foi conhecer as peculiaridades de cada setor e identificar suas necessidades para poder receber as próximas etapas do projeto. A ideia é que, a partir de agosto, sejam implementados os módulos de ambulatório, exames, faturamento de internação, farmácia, suprimentos, prescrição de enfermagem e controle do paciente.
Para a coordenadora da equipe de trabalho e chefe da área de informações do SUS, no HC de Porto Alegre, Eliane Berbigier, o Barros Barreto está pronto para avançar ainda mais com o AGHU. “Em comparação com visitas que já havíamos feito, alguns meses atrás, constatamos que o Barros Barreto evolui muito rápido nas reformas e processos, isso mostra o grande interesse e compromisso da instituição para receber o projeto e melhorar cada vez mais a qualidade dos seus serviços”, destacou Eliane.
O diretor geral do Barros Barreto, Dr. Eduardo Leitão, disse que a visita foi muito importante para a avaliação do processo de implantação do aplicativo de gestão. “Estamos agregando todos os modelos que padronizam as atividades do Hospital, tornando o Barros Barreto modernizado, com agilidade operacional e controle.”
AGHU - O AGHU é um software que visa padronizar práticas administrativas e assistenciais e foi no HC de Porto Alegre que o MEC conheceu o Aplicativo para Gestão Hospitalar, uma experiência bem sucedida que é a inspiração do AGHU. Parte do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), o sistema marca uma nova era para os 46 HUs do Brasil, os quais serão totalmente informatizados para o melhor controle da movimentação de pacientes.
Um dos principais benefícios do AGHU tem impacto direto no meio ambiente, pois o prontuário eletrônico irá abolir o papel de todo o processo de internação. Os dados e as atualizações de qualquer paciente poderão ser feitos e consultados diretamente no sistema.
Sala Segura – Para receber o aplicativo, o Hospital Barros Barreto está adaptando sua estrutura física e tecnológica. O setor de informática passou por uma reforma completa e, agora, conta com uma Sala Segura com pintura específica, piso elevado e equipamentos de última geração para monitorar todo o sistema no Hospital. O HUJBB adquiriu, ainda, 138 computadores que serão instalados em diversos setores.
Texto e fotos: Lilianne Villacorta - Assessoria de Comunicação no Hospital Universitário João de Barros Barreto
Últimas Notícias
- Ensino de Libras é tema de dois eventos na UFPA
- Inscrições nova Especialização em Controle da Violência vão até o dia 30
- Lançado livro paradidático que aborda temas fundamentais para a Amazônia
- Parceria em campanha reforça Banco de Sangue do Barros Barreto
- Escola de Música da UFPA apresenta recital junino no São José Liberto
- Nova Diretoria do Núcleo de Meio Ambiente toma posse na UFPA
- UFPA vai pedir audiência sobre Pau D`Arco na Comissão Interamericana de DH
- Universidade apresenta software sobre regularização fundiária