Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Seminário Narrativas Discentes discute música no cinema

O maestro Leonardo Coelho de Souza conduzirá a palestra "Música no Cinema: Grandes Compositores na Sétima Arte", a qual acontece nesta terça-feira, 10, às 19h, na Livraria Saraiva, com entrada franca. Um deleite para os amantes da Sétima arte e da Música.

 

A partir de uma abordagem sobre as técnicas de construção de músicas para filmes e animações, a palestra faz um passeio pelas trilhas sonoras eternas que marcaram a história do cinema, desde o início do século XX até os dias atuais.

 

Acompanhado por um piano, o maestro apresenta canções famosas e atemporais de diversos compositores que se dedicaram à música para o cinema, por meio de comparação entre canções eruditas e contemporâneas. Serão exibidas cenas de filmes inesquecíveis, assim como informações sobre seus maestros, compositores e orquestradores.

 

A música no início do cinema - Se o cinema já foi mudo, não se pode dizer que era sem som. Desde a primeira exibição dos irmãos Lumière, já havia piano. Com o cinema sonoro e a evolução da linguagem cinematográfica, a música passou a ter uma função dramática, substituindo apenas o espaço entre as falas.

 

Charles Chaplin transformou a música em um componente da evolução da cena, ele mesmo compôs a trilha de seus filmes. Pouco depois, o cineasta Sergei Eisenstein encomendou a grandes orquestradores, como Prokofiev e Shostakovich, as trilhas de suas produções.

 

Conforme o grau de complexidade dos filmes aumentava, tornava-se necessário compor músicas que acompanhassem essas narrativas. Para construir os “climas” necessários para o desenrolar das ações, os grandes compositores europeus de ópera, operetas e teatro eram os mais requisitados. Foram eles os responsáveis pela valorização das trilhas sonoras que hoje nos fazem lembrar grandes cenas.

 

Texto: Lorena Claudino - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: 09.05.2011 15:30