Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Greve dos técnico-administrativos pode encerrar na quarta-feira

  Será na quarta-feira, dia 9, às 10h, no hall da Reitoria, a assembléia-geral dos funcionários técnico-administrativos que decidirá os rumos da greve da categoria na UFPA. O Comando Nacional de Greve da Fasubra – Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras, indica a suspensão da greve. A paralisação atinge 42 Ifes em todo o País e já dura 77 dias.
  A decisão sobre a suspensão da greve foi tomada durante uma reunião do Comando Nacional de Greve, que  analisou a atual conjuntura do País e debateu o conteúdo da proposta apresentada nos ofícios nº 586 e 594, do Ministério da Educação, divulgados por meio do Informativo de Greve (IG 2005 OUT-20), da Fasubra.
  Entre as principais reivindicações da categoria está a implantação da segunda etapa do enquadramento do Plano de Carreira, para a qual o MEC apresentou uma verba de R$ 250 milhões.
  O Vencimento Básico Complementar (VBC), outro ponto da pauta de reivindicações, só continuará a ser discutido, segundo o MEC, quando os servidores voltarem ao trabalho. Assim, o CNG indicou a “necessidade urgente da Mesa de Negociação e dos Grupos de Trabalho”, para que avance a construção da proposta de resolução do VBC. Em sua proposta, o MEC sugere a criação de um grupo de trabalho, com a participação de entidades sindicais e técnicos do MEC, para estudar o tema.
  Da mesma forma, houve um consenso quanto à importância de retomar os trabalhos da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira, no sentido de aprimorar o plano, estudar a racionalização de cargos, entre outras atividades.
  A suspensão da greve ainda deverá ser discutida e deliberada nas Assembléias Gerais de greve que serão realizadas entre hoje e amanhã, quando as posições serão encaminhadas ao Comando Nacional de Greve e apreciadas na reunião que acontecerá no sábado, dia 05 de novembro, às 15h.
  Segundo informou a Fasubra, o calendário de saída da greve será encaminhado ao Governo, assim que for assinado o Termo de Compromisso com o Governo, que registra a data de reinstalação imediata da Mesa e dos Grupos de Trabalho de VBC, a racionalização e terceirização, acompanhado da data de finalização dos trabalhos. Este calendário de retorno unificado será definido na reunião de sábado. (Portal Andifes)
Publicado em: 03.11.2005 12:39