Alunos de escolas particulares querem melhoria no ensino público

Comissão de alunos das escolas particulares de ensino volta à UFPA para reunião com o pró-reitor de Ensino e Graduação, Licurgo Peixoto de Brito. Na última terça-feira, eles apresentaram o projeto “Educação Integrada”, que visa a formação de parcerias entre UFPA, Seduc e escolas públicas para a melhoria do ensino público. Os estudantes partem do princípio de que, com a melhoria do ensino público, o sistema de cotas torna-se desnecessário.
Entre os 15 pontos apontados para atingir o objetivo proposto, a UFPA participaria, por exemplo, na reciclagem dos docentes da rede pública, no estímulo aos universitários de licenciaturas à promoção de cursos de reforço escolar, assim como aos acadêmicos de Pedagogia e Serviço Social no acompanhamento das famílias dos estudantes. O projeto sugere ainda a instituição de um “provão” para os professores de escolas púbicas.
A Pró-reitoria de ensino não deu um parecer definitivo sobre a viabilidade do projeto, mas disse que é possível dialogar com outros projetos semelhantes já existentes, como o programa Universidade Aberta, do curso de Física, que atende comunidades pobres em torno da UFPA.
 A comissão de estudantes das escolas particulares é a mesma que liderou o protesto contra ao sistema de cotas, no dia 11 de agosto. (Texto Jones Santos)
Publicado em: 03.11.2005 13:34