Fim-de-semana de manifestações estudantis em Belém

Estudantes de diversos centros acadêmicos da Universidade Federal do Pará (UFPA), em conjunto com a Coordenação Nacional de Lutas Estudantis (Conlute) e representantes da oposição à gestão União Nacional dos Estudantes (Une) – a Une Vermelha, vão participar das manifestações contra a visita do presidente George W. Bush ao Brasil. A decisão foi tomada após a realização de uma assembléia ocorrida no final da manhã desta sexta-feira, no hall da reitoria da UFPA.
  A manifestão anti-Bush está marcada para começar às 9 horas no Centro Arquitetônico de Nazaré (Can) e será liderada pela Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) – nova central sindical criada por partidos de esquerda como PSTU e PSOL. Mas o final de semana será repleto de uma série manifestações políticas estudantis. Isso porque no domingo, 6, a partir do meio-dia, será realizada a prova do Enade, o antigo provão. Os estudantes vão distribuir panfletos e adesivos nas escolas onde as provas serão realizadas. A idéia é entregar a prova com o adesivo de protesto, que também se estende à reforma universitária que vem sendo proposta pelo governo e que entra em pauta para votação, no Congresso Nacional, a partir do 17 deste mês.
  Outro ponto discutido na assembléia de hoje de manhã foi a data do vestibular da UFPA. De acordo com o posicionamento da Une Vermelha, é desejo geral que a data seja modificada. Até mesmo os estudantes da rede privada consideram o dia 27 deste mês – data prevista para a realização da primeira prova – muito próxima e sem grandes demonstrações de organização. No entanto, os estudantes mais prejudicados no momento são os do Centro Federal de Ensino Tecnológico (Cefet) e Núcleo Pedagógico Integrado (NPI), que estão sem aulas por conta da greve dos professores federais. Os estudantes apóiam as políticas desenvolvidas pela Associação dos Docentes da Universidade Federal do Pará (Adufpa), que são favoráveis às mudanças na data do vestibular e à manutenção da greve. (Texto: Elias Luz)
Publicado em: 04.11.2005 10:28