Reitor anuncia processo de licitação de obras do Campus II de Capanema

As obras do novo prédio do Campus II da Universidade Federal do Pará no município de Capanema serão licitadas este ano. O anúncio foi feito pelo reitor Carlos Maneschy durante visita técnica ao município, realizada nesta quarta-feira, 8. O encontro reuniu pró-reitores, autoridades políticas locais, coordenação do Campus, servidores, docentes e estudantes da UFPA e de escolas do ensino médio.

A programação se iniciou com uma coletiva de imprensa, no prédio da Prefeitura, durante a qual o reitor reiterou o compromisso que assumiu na audiência pública realizada no ano passado no município acerca de ampliar a estrutura física e a oferta de cursos de graduação até 2013. “Em 2010, foram dois cursos novos e, este ano, mais dois, todos com oferta regular, algo que o município nunca teve em sua história. Agora, para atender isso de maneira adequada, nós precisamos da infraestrutura física”, frisou.

A comitiva da Administração Superior da UFPA foi recebida pelo vice-prefeito Davi Peixoto, secretários municipais e vereadores. Após a entrevista, a comitiva seguiu para o Colégio São Pio X, onde foi recebida por servidores, professores e estudantes que lotaram o auditório. Eles falaram das expectativas quanto à ampliação do Campus e dos desafios para a consolidação da UFPA no município. Também apresentaram demandas, como o aumento do acervo bibliográfico e a construção da casa do estudante, visto que muitos alunos do Campus de Capanema são oriundos de municípios vizinhos.

O reitor enfatizou o empenho que a atual gestão tem feito para atender as solicitações dos campi, porém explicou que as demandas estão além da capacidade dos recursos repassados pelo governo federal para as universidades. Diante deste desafio orçamentário, ele destacou a importante parceria firmada com a Prefeitura do local  para a instalação do Campus.

A cerimônia realizada no Colégio São Pio X contou, ainda, com a presença do vice-prefeito, Davi Peixoto; da secretária de Educação do município, Francisca Liduina da Cruz; da vereadora Eliana Leal e do coordenador do Campus, Álvaro Lobo.

Estratégico – A programação da comitiva da UFPA encerrou com a visita ao local onde vai ser construído o novo prédio do Campus II. O terreno foi doado pela Prefeitura e possui 5 hectares (50 mil m²). O prédio com dois pavimentos vai abrigar salas de aula e o centro administrativo. Os recursos para a construção são do orçamento da Universidade, na ordem de R$ 1,3 milhão. “Esta é a sinalização e manifestação clara do compromisso e do espaço estratégico que este Campus, aqui, pode estabelecer no município de Capanema para o desenvolvimento não apenas do município, mas também de toda a região”, disse o reitor.

Além da infraestrutura, Carlos Maneschy falou do esforço em garantir a vinda de professores permanentes para Capanema. “Este é um outro estágio de negociação que nós estamos fazendo com o Ministério da Educação para alocá-los (professores) no mais curto espaço de tempo”, declarou.

História – A presença da UFPA no município começou em 1992, com a criação de um Núcleo em Capanema. Em maio de 2009, foi transformado em Campus Universitário, com duas unidades em funcionamento (Campi I e II), onde estudam cerca de 400 universitários.

Atualmente, são ofertados os cursos regulares de Ciências Naturais e Letras; e os intervalares, como Biologia, Matemática, entre outros, além de nove cursos ofertados no Parfor (Plano Nacional de Formação de Professores). De acordo com o coordenador do Campus de Capanema, Álvaro Lobo, recentemente, os espaços do Campus I foram revitalizados com salas de aula climatizadas e cadeiras anatômicas. “Este é um trabalho conjunto que tem apresentado resultados promissores. Além da formação acadêmica, nossa articulação tem sido para oferecer um espaço de cultura aos alunos. Queremos levar atividades de teatro e dança para o Campus”, declarou o professor Álvaro Lobo.

Texto: Ericka Pinto- Assessoria de Comunicação da UFPA

Fotos: Alexandre Moraes