Alunos da UFPA, Unama e FAP vencem fase estadual do Desafio Sebrae e vão para semifinal nacional

Os universitários Elinete Santos, Leonardo Santana, Emanuel Reis Neto, Maria Gorete Pinheiro e Bruno Costa (Foto) venceram a fase estadual do Desafio Sebrae com a equipe Matrix Amazon e vão representar o Estado na Semifinal Nacional do jogo que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 20 de novembro.
  A cerimônia de premiação da equipe vencedora aconteceu na última terça-feira, 01, na sede do Sebrae em Belém  e reuniu as sete equipes que disputaram a final estadual. A equipe vencedora reúne universitários de três instituições de Ensino Superior de Belém – Universidade Federal do Pará, Universidade da Amazônia e Faculdade do Pará, sendo os alunos dos cursos de Secretariado Executivo, Matemática, Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Para Elinete Santos, é uma alegria muito grande ter conseguido chegar na final e, mais ainda ter ficado em primeiro lugar. “Estamos muito felizes e queremos trazer esse prêmio que será inédito para o Estado do Pará”, comentou. Dos cinco componentes da equipe, dois são    estagiários, dois prestadores de serviço e um é funcionário do Senai/Pará.
  O Desafio Sebrae é um jogo virtual de empresas criado para estimular nos universitários brasileiros as características empreeendedoras. A premiação do Pará  contou com a presença de representantes das equipes finalistas e, na ocasião, o estudante Fagner Almeida, da equipe Os Impreteríveis, grande campeã paraense do Desafio Sebrae 2004, lembrou que participar da fase presencial é uma adrenalina muito grande pelo fato de as decisões precisarem ser tomadas em um tempo cada vez menor e com muita pressão. “Foi uma experiência única e eu só tenho a agradecer a oportunidade e dizer para a equipe vencedora aproveitar essa experiência que é única”, disse. A equipe de Fagner participou da Semifinal do ano passado, que aconteceu em Maceió e foi formada por alunos do curso de Engenharia de Produção, da Universidade Estadual do Pará.
  Na versão 2005 do jogo, os participantes estão administrando virtualmente uma empresa do ramo de floricultura, por isso, a ornamentação do evento  foi feita com o colorido das flores. O jogo teve início em agosto passado e as última fases – semifinal e final nacional – acontecerão no Rio de Janeiro e em Brasília, respectivamente. Os prêmios deste ano incluem uma viagem para conhecer empresas na Europa além de computadores.
  Os universitários da equipe Matrix Amazon ganharam computadores, cursos de empreendedorismo no Sebrae/PA, troféus, além da viagem com estadia na capital carioca, onde irão representar os universitários paraenses. No ano passado, o Sebrae no  Pará inscreveu 1.359 universitários e, neste ano, o número foi recorde: 3.143 alunos paraenses se inscreveram para participar da sexta versão do jogo. (Texto: Jecyone Pinheiro/foto: Miro Júnior)
Publicado em: 07.11.2005 13:20