Aos 70 anos, José Bassalo recebe homenagem do Centro de Ciências Exatas e Naturais da UFPA

Aos 70 anos, o físico José Maria Filardo Bassalo detém uma produção acadêmica que não diminuiu com o avanço da idade. Ao contrário, no momento em que é obrigado a se aposentar de suas atividades em sala de aula, ele lança mais três trabalhos de referência para a pesquisa em Física.
   É por essa disposição em contribuir com a produção de conhecimento, entre outros motivos, que Bassalo foi homenageado nesta sexta-feira, 11, pelo Centro de Ciências Exatas e Naturais da UFPA. A cerimônia contou com a participação do reitor, Alex Fiúza, de pró-reitores, professores e de alunos da área de Exatas, na qual Bassalo ministrou suas aulas por 44 anos. “O professor Bassalo abraçou a luta pela Universidade”, disse o reitor Alex Fiúza em seu discurso, e acrescentou: “ele tem seu nome escrito nos fundamentos desta instituição”.
   O escritor paraense Haroldo Maranhão, falecido no ano passado, já havia registrado em 1990 suas homenagens. No livro Cabelos no Coração, o escritor publicou uma ode intitulada “Paraensibus et Paraensibas” enaltecendo a figura do grande físico e homem do povo “Bassalus, Bassalorum”, como se refere ao professor nas estrofes que compôs. Duas delas foram lidas pelo reitor ao final de seu discurso.
   Filho de sapateiro, Bassalo contou com seu talento, coragem e sorte, como ele mesmo diz, para adquirir seu lugar entre os “grandes da Física”. Emocionado, mas com muito bom humor, o professor fez agradecimentos e contou algumas situações as quais teve que enfrentar em seu percurso acadêmico.
   “Meu trabalho continua igual, só tem uma diferença: é que agora não vou mais dar aula”, afirmou o Bassalo que se dedicará à criação de uma fundação de amparo ao desenvolvido da ciência e da tecnologia na Amazônia. Planeja também continuar suas pesquisas e publicar livros, dando continuidade à produção de conhecimento e saber na área das Ciências. (Texto Jones Santos/Foto Walter Pinto)
Publicado em: 11.11.2005 12:13