Equipe paraense se classifica para a final do Desafio

Rio de Janeiro - Cinco universitários paraenses se classificaram para a grande final Desafio Sebrae 2005 que acontecerá em dezembro, na capital federal. A equipe Matrix Amazon disputou a semifinal do jogo que aconteceu  de 17 a 19 de novembro, no Rio de Janeiro e foi uma das oito equipes finalistas.

Depois de quase 30 horas de jogo, a equipe, que reúne universitários de três instituições de ensino do Pará foi uma das oito que mostrou melhor  desempenho ao administrar uma empresa virtual de flores e está no páreo para concorrer a uma viagem de dez dias à Itália. Cada integrante das equipes vencedoras nesta etapa leva para casa um computador.

Segundo o gerente da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae Nacional,
Enio Pinto, o desenvolvimento econômico do País só é possível a partir de uma sociedade amparada por empreendedores. "O Desafio Sebrae é uma ferramenta que forma esses empreendedores", ressaltou o gerente durante a cerimônia de divulgação dos resultados.

Desde agosto, os alunos finalistas concorreram com 50 mil universitários de 1.318 instituições de ensino superior, de 1.875 cidades. Entre os semifinalistas, a maioria (34 pessoas) era estudante de Administração de Empresas, seguidos pelos alunos de Engenharia (26), Direito (17), Ciências Contábeis (13) e Ciências da Computação (11).

A solenidade de premiação aconteceu no sábado (19), na Faculdade de
Administração e Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ).

Os jovens da Matrix Amazon estudam na Universidade Federal do Pará,
Universidade da Amazônia e Faculdade do Pará. Eles trabalham juntos e,para poder jogar a fase do jogo pela Internet contaram com a singular ajuda da chefe no Serviço Nacional da Indústria (Senai/PA), onde todos trabalham. Isso porque, dos cinco integrantes, somente dois possuem computador em casa. "No final da tarde a gente tomava nossas decisões na empresa antes de enviar para a coordenação do jogo", lembrou Elinete Santos, da equipe vencedora e que estava muito emocionada com a vitória na capital carioca.

Tanto esforço valeu a pena e os universitários Elinete Santos, Leonardo  Santana, Emanuel Reis Neto, Maria Gorete Pinheiro e Bruno Costa carimbaram
a passagem para a capital federal, onde acontecerá a grande final do jogo.

Os alunos paraenses são dos cursos de Secretariado Executivo, Matemática,
Administração de Empresas e Ciências Contábeis. Para Elinete Santos, é uma
alegria muito grande ter conseguido chegar na semifinal e mais ainda na
final em dezembro. "Estamos muito felizes e queremos trazer esse prêmio
que será inédito para o Estado do Pará", comentou. Dos cinco componentes
da equipe, dois são estagiários, dois prestadores de serviço e um é
funcionário do Senai/Pará.

O Desafio Sebrae é um jogo virtual de empresas criado para estimular nos universitários brasileiros as características empreeendedoras e, além de terem ganhado computadores na semifinal, os jovens paraenses já haviam sido premiados com laptops do Sebrae/PA.

No ano passado, o Sebrae no Pará inscreveu 1.359 universitários e, neste ano, o número foi recorde: 3.143 alunos paraenses se inscreveram para participar da sexta versão do jogo.

(Assessoria de Comunicação/Sebrae)

Publicado em: 22.11.2005 11:11