Ligação gratuita agiliza atendimento de vítimas de intoxicação

O Centro de Informações Toxicológicas (CIT-Belém) já dispõe de um número de telefone com ligação gratuita para facilitar a orientação aos profissionais de saúde e comunidade em geral em caso de intoxicação de pessoas e animais. Trata-se do Disque Intoxicação, que é acessado pelo número 0800-7226001, que foi viabilizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Segundo o coordenador do CIT, Pedro Pardal, a Anvisa proporcionou a integração de todos os CITs existentes no Brasil, implantando a Rede Nacional de Centros de Informação e Assistência Toxicológica (Renaciat), disponibilizando o mesmo número de telefone para todo o Brasil, mas com atendimento regionalizado, ou seja, se a pessoa liga de Belém, a ligação é direcionada para o CIT-Belém, se liga de São Paulo, direcionada para o CIT-SP. O interessante, de acordo com Pardal, é que se o telefone estiver ocupado, a ligação é direcionada para o CIT mais perto daquela localidade, ‘medida que assegura orientação imediata ao usuário que está enfrentando situação de emergência’, explicou.
Apesar da implantação do 0800, que pode receber ligação até de um telefone público, o CIT-Belém continua com os seus telefones antigos, que também já são conhecidos pelos profissionais de saúde e população (3249-66370 e o 3259-3748).
O CIT-Belém tem sete anos de fundação e funciona por meio de uma parceria entre a Universidade Federal do Pará, Hospital Universitário João de Barros Barreto e Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma).
Desde sua criação, o CIT já prestou 8.820 orientações em casos de intoxicação.
De acordo com Pardal, de todos os casos de intoxicação registrados, 20,3% foram causados por animais peçonhentos, 13,14% por ingestão de medicamentos, 4,7% por domissanitários (produtos de limpeza), 4,5% por produtos químicos industriais, 2,8% por produtos usados equivocadamente como raticidas, 1,08% por raticidas, 1,6% por plantas e 1,5% por drogas de abuso.
O coordenador do CIT afirmou que as crianças continuam sendo as principais vítimas de intoxicação. Para se ter uma idéia dessa situação, 71,4% dos casos de intoxicação por cosméticos tiveram crianças como vítimas. As crianças também são as vítimas em 60,3% das intoxicações por produtos químicos industriais (querosene e thinner), 50,9% por domissanitários, 40,4% por medicamentos, 33,3% por inseticidas, 23,4% por raticidas e 20% das intoxicações por ingestão de plantas.
Ligação gratuita agiliza atendimento de vítimas de intoxicação

Publicado em: 23.11.2005 14:24