Doutores aposentados em regime DE receberão maior reajuste

BRASÍLIA. O maior reajuste previsto no projeto que o governo enviará ao Congresso para acabar com a greve de professores nas universidades federais será dado aos doutores aposentados em regime de dedicação exclusiva. Eles receberão aumento de 18,91% em 2006, caso a proposta seja aprovada. Aposentados com mestrado e dedicação exclusiva receberão 14,43%. A greve faz hoje 88 dias. O maior entrave são justamente diferenças salariais entre ativos e inativos.
   O secretário-executivo do MEC, Jairo Jorge, partiu para o ataque contra o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andes-Sindicato) e fez um apelo aos grevistas para que voltem ao trabalho. Jairo Jorge disse que há desinformação sobre a proposta do governo, que aumenta em R$ 500 milhões os gastos com salários dos professores. Ele acusou o Andes de politizar a greve:
— A disposição do Andes não é negociar. O governo está fazendo um esforço nunca feito, mas tem seu limite financeiro. Há uma disputa política.
   A presidente do sindicato, Marina Barbosa, disse que a intransigência parte do governo, que se recusa a equiparar a gratificação de ativos e inativos.
   No centro da polêmica está a gratificação de estímulo à docência (GED), criada no governo Fernando Henrique. Enquanto um professor titular da ativa recebe gratificação de R$ 2.770,60, o aposentado fica com R$ 1.800,89, uma diferença de 35%. A proposta do governo reduz a distância para 17%, no caso dos titulares. Os valores variam de acordo com a titulação.
   De acordo com Marina, o Andes propôs gratificação igual para ativos e inativos, cujo impacto financeiro seria de R$ 222 milhões ao ano. O ministério rejeitou a idéia.
— O MEC insiste em dizer que tem uma tese de aproximação, mas essa tese não convence e já foi rejeitada pela categoria. O compromisso do presidente Lula é no sentido de ser a favor da paridade, mas sequer apresenta um cronograma para isso — disse Marina.
   Jairo negou que o governo tenha reaberto negociações com o Andes. Segundo ele, a reunião realizada no prédio do MEC ocorreu num encontro maior em que estavam representados também os servidores técnico-administrativos e estudantes, além de professores de ensino fundamental e médio dos colégios de aplicação. (Portal Andifes
Publicado em: 25.11.2005 13:24