Plebiscito sobre reinício do semestre será de 7 a 14 de dezembro

Todos os professores da Universidade Federal do Pará vão poder se manifestar contra ou a favor da retomada do semestre letivo por meio de plebiscito que será realizado do dia 7, quarta-feira, ao dia 14 de dezembro. Terão direito a voto os 2.069 docentes da ativa. A consulta será via internet. Cada professor poderá votar uma única vez através de senha.  O resultado da consulta eletrônica servirá como referencial para a decisão do Conselho Universitário.
   Embora o fórum legítimo para decretar o final de greve seja a assembléia dos docentes, o Consun tem autonomia para deliberar sobre o reinício do semestre. Como as negociações dos professores com o MEC encerraram, o Conselho Universitário da UFPA entende que não há mais sentido em continuar com a paralisação. “A instituição é responsável pelos alunos que não recebem diplomas e não ingressam no mercado ou pelas crianças do NPI que podem perder o ano letivo”, afirmou o reitor Alex Fiúza. Além dos prejuízos diretos aos alunos, a paralisação pode acarretar prejuízos financeiros para a UFPA na matriz orçamentária do MEC.
   Caso o Consun delibere pelo retorno das aulas, o segundo semestre letivo de 2005 deverá recomeçar no início de janeiro de 2006 e se prolongará até meados de abril. O primeiro semestre de 2006 começará em maio e o segundo semestre em outubro.
Publicado em: 05.12.2005 15:22