Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Árvores Amazon Paper no Natal de Belém

A Prefeitura de Belém inova neste Natal e presenteia belamente seus habitantes com cores e texturas  amazônicas, regionalizando a decoração de Natal em uma de suas mais importantes avenidas, a Visconde de Souza Franco. 29 árvores natalinas, de papel Amazon Paper, iluminam este caminho com fachos de luzes coloridas.
Amazon Paper é o primeiro papel 100% fibras naturais amazônicas, em que as folhas, feitas à mão, são o resultado de um bailado regional, onde as fibras são batidas, cozidas, banhadas e moldadas em formas de bambu. O processo de fabricação segue a milenar técnica Washi e permite que cada uma delas seja batizada com sua própria identidade.
As árvores possuem estrutura de ferro e são ‘vestidas’ com um patch work de Amazon Paper nas mais variadas texturas, exaltando a regionalidade da decoração de uma festa universal. A identidade de nossas raízes, presente nas fibras amazônicas, está em cada papel, compondo um cenário singular.

 Resistência - Impermeabilizado com látex, a seiva branca das seringueiras, que lhe concede resistência às intempéries dos Trópicos, as árvores de Natal estarão expostas até o aniversário de Belém, no dia 12 de janeiro.
Cada árvore é dotada de uma combinação única de papéis, cujos raios coloridos evidenciam as mais variadas nuances e transparências da mágica interação de uma colcha de retalhos amazônica. São 28 árvores de seis metros de altura, dispostas ao longo de toda a margem do caminho. Ao final da avenida, já beirando o porto, e tendo com cenário a Baía do Rio Guajará, está a apoteose: a mais alta das árvores, com 15 metros, que será iluminada por um jogo de luzes rotativas e coloridas, que mudam de tom a cada instante.
A iniciativa inovadora da Prefeitura Municipal de Belém demonstra ser possível exaltar nossa cultura e traduzir, com toda elegância que pede o tema, costumes universais para uma linguagem local.

Publicado em: 14.12.2005 11:52