Calendário letivo da UFPA reinicia na segunda-feira, 19

O Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da UFPA deliberou, nesta sexta-feira, 16, que o calendário letivo de 2005 será retomado a partir da próxima segunda-feira, dia 19 de dezembro. O calendário compreende o período de planejamento e as aulas. O reinício das aulas se dará após o planejamento, a critério de cada colegiado de curso.
   A decisão do Consep foi aprovada por unanimidade pelos conselheiros presentes no momento da deliberação. A professora Vera Jacob, presidente da Adufpa, após comunicar o resultado da assembléia dos docentes realizada nesta sexta-feira, que reafirmou a decisão de encerrar a greve na segunda-feira, 19, se retirou da reunião do Consep, não participando das discussões sobre o calendário letivo.
    A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) determina que um semestre deve ter um mínimo de cem dias letivos. No calendário definido pelo conselho, serão 108 dias letivos, contados da próxima segunda-feira até 24 de abril de 2006. O tempo que os cursos vão levar para o ajuste depois de 116 dias de paralisação depende do planejamento individual. Em algumas áreas, por exemplo, certas disciplinas foram ministradas mesmo durante a greve e isso deve ser levado em conta pelos respectivos colegiados.
   O início das aulas já na segunda-feira poderia prejudicar muitos alunos, como os do curso de Medicina. Segundo a professora Heloisa Ayres, representante do Centro de Ciências da Saúde, há turmas do curso em que a metade do número de alunos  é oriunda de outros Estados. Em geral, esses alunos não estão em Belém na época de Festas. “Não podemos punir os alunos que não vão poder estar presentes às aulas na próxima semana”, afirmou.
Publicado em: 16.12.2005 18:33