Última reunião de 2005 do Conselho Universitário aprova novo Estatuto da UFPA

O Conselho Universitário realizou, na segunda-feira, 19, a última reunião de 2005, com uma pauta inteiramente voltada para a elaboração do Estatuto da UFPA. Todos os artigos foram apreciados pelo plenário, à exceção dos relacionados aos estudantes, que serão discutidos na reunião do Consun marcada para o dia 20 de fevereiro, já com participação da representação estudantil.
   Foi uma das mais longas reuniões do conselho. O novo Estatuto trará mudanças substanciais na estrutura e na organização acadêmica da instituição. Uma das mais importante é a extinção do departamento como sub-unidade de lotação docente. Com o novo Estatuto, os colegiados de cursos de graduação também deixarão de existir. Serão substituídos por um único colegiado de gestão acadêmica, por campo de conhecimento. Outra mudança ocorrerá nos centros. O novo Estatuto estabelece uma nova nomenclatura para estas unidades acadêmicas. Quando estiver em vigor, eles serão chamados institutos. Em relação aos núcleos não haverá mudança.
   Segundo o reitor Alex Fiúza de Mello, “mais do que a nomenclatura a ser adotada em cada caso, o que importa nessa transformação é a superação da fragmentação e da tensão, hoje presente, entre departamento e colegiado de curso de graduação, privilegiando-se a fusão de ambos numa única sub-unidade, mais representativa, mais comprometida com a qualidade da graduação e com visão de totalidade sobre oconjunto das responsabilidades e tarefas acadêmicas”. (Foto Lurdinha Rodrigues)
Publicado em: 20.12.2005 15:04