Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Propesp lança Programa de Iniciação Científica para o interior

  A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação lançou, nesta segunda-feira, 02, o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para os Campi do Interior. Professores dos campi da UFPA no interior podem enviar propostas até o dia 10 de fevereiro de 2006. O programa destinará 35 bolsas de iniciação científica a estudantes do interior, durante 12 meses.  O valor da bolsa é de R$ 240,00 mensais, o mesmo das bolsas de Belém.
   Há vários anos, a UFPA desenvolve um programa de iniciação científica, utilizando recursos do CNPq (Programa PIBIC) e recursos próprios (PIBIC/UFPA). Esses programas contemplam 336 discentes. O programa é anualmente avaliado por consultos externos e internos e tem recebido o reconhceimento por seu padrão de qualidade e  importância na formação de recursos humanos na região. Muitos ex-bolsistas prosseguiram com suas carreiras na pós-graduação, obtendo os graus de mestre e doutor.
   A Pró-reitoria de Pesquisa da UFPA constatou, no entanto, que os docentes lotados no interior dificilmente são contemplados com as bolsas de iniciação científica, principalmente porque, a maioria é formada por jovens professores, ainda sem vínculo com os programas de pós-graduação. Decidiu, então, implementar o Programa de Iniciação Científica no interior para corrigir a distorção. Espera também contribuir para a interação entre ensino, pesquisa e extensão e para o fortalecimento dos grupos de pesquisa já existentes ou emergentes dos campi.
   O edital do programa pode ser acessado através do link www.ufpa.br/propesp
Publicado em: 04.01.2006 12:06