Grupos PET do Pará realizam Primeira Jornada de Iniciação Científica

O Programa de Educação Tutorial (PET), antigo Programa Especial de Treinamento, vinculado à Secretaria de Ensino Superior do MEC, oferece aos alunos dos cursos de graduação das universidades brasileiras a possibilidade de ampliarem seus conhecimentos, por meio de atividades extracurriculares orientadas por professores tutores.
No Pará, o PET abrange a UFPA, a UFRA, a UEPA, a Unama e o Cefet. No período de 9 a 13 de janeiro, a produção dos grupos participantes do PET no Pará estará em exposição durante a I Jornada de Iniciação Científica dos Grupos Pet do Pará (JICPET), que será realizada no campus básico da Universidade Federal do Pará. Na programação haverá mini cursos, apresentação de painéis e sessões temáticas das diversas áreas do conhecimento.
  Nos dois primeiros dias da jornada, serão realizados os mini cursos, e nos demais, a mostra da produção científica. Durante a jornada, haverá diversas sessões temáticas. Dia 11, o assunto será Ciências Naturais e da Terra; dia 12, Ciências Sociais Aplicadas; dia 13, as Engenharias. Os temas, dentro de cada área do conhecimento, vão desde a importância da avaliação do teor da sacarose na cana-de-açúcar à utilização do miriti na confecção de maquetes arquitetônicas.  Os trabalhos serão apresentados pelos próprios alunos do programa. As mostras irão ocorrer no auditório do Setorial Básico I. Haverá, ainda, apresentações em painéis, que serão expostos sempre no hall da Reitoria.
  A cerimônia de abertura será dia 11, às 9h e logo em seguida haverá uma mesa redonda com o tema: “A Nova Conjuntura do PET e seu processo de Institucionalização’’, contando com a participação dos professores Vladimir de Araújo Távora (mediador),. Alberto Damasceno , Paulo Sérgio de Sousa Gorayeb, Carlos Augusto Cordeiro Costa (Representante da Comissão Executiva Nacional dos Grupos PET), Antônio Luciano Seabra Moreira (Coordenador da Executiva Estadual dos Grupos PET) e Blênio Bernardes (Coordenador Discente da Executiva Estadual dos Grupos PET).
  Paralelamente à programação, os grupos PET do Pará farão o lançamento da primeira edição do ‘’Paraoara’’, jornal online com informações sobre o programa. A I Jornada de Iniciação Científica dos Grupos PET do Pará é uma realização da pró-reitoria de Ensino e Graduação (PROEG), juntamente com os Grupos PET do Pará.  (Texto: Bruno Magno)
Publicado em: 04.01.2006 15:39