RU reabre nesta segunda-feira, servindo filé de frango com legumes

O Restaurante Universitário da UFPA (RU) reabre na próxima segunda-feira, 9, e vem com algumas novidades. Quem não conferiu o novo cardápio elaborado no semestre passado, poderá se surpreender com os novos pratos, que devem agradar alunos, professores funcionários e visitantes da universidade.
   No primeiro dia de funcionamento do RU será servido filé de frango com legumes à moda japonesa. Mas as novidades não param por aí. No cardápio há bife, carne assada, peito de frango, maniçoba e, claro, os elementos tradicionais da culinária brasileira que não poderiam faltar em qualquer refeição: o arroz e o feijão. Os legumes irão acompanhar sempre as refeições. Segundo a diretora do RU, a nutricionista Mary Carvalho Barros, uma vez por semana, serão servidos carne, frango ou peixe. Serão também servidas frutas, como banana e maçã, de sobremesa. Para a diretora, “É bom variar o cardápio e oferecer sempre alimentos nutritivos e de qualidade para a clientela do RU”. Futuramente, todos poderão conferir o cardápio do dia via internet.
   A qualidade ds refeição é uma preocupação constante da nova administração do RU. “Minha principal meta, quando aceitei a direção do restaurante, era melhorar a qualidade das refeições . Hoje, podemos dizer que nossas refeições podem ser equiparadas às refeições servidas nas grandes universidades brasileiras, como a USP e a UnB”. E tudo isso, mantendo os preços da média nacional dos restaurantes universitários.
   Desde o semestre passado, estudantes de Nutrição fazem estágio curricular no restaurante. “É inadmissível que não haja acadêmicos de nutrição num restaurante universitário. Hoje, nós temos alunos curriculares e bolsistas. Esse restaurante é um laboratório para o nosso curso”, diz a nutricionista. No futuro, a idéia é abrir vagas para estágio também em outras áreas do conhecimento.
   Em fevereiro, será realizado um evento de avaliação nutricional do RU, que contará com a participação do curso de Nutrição, do Hospital Betina Ferro de Souza e da Pró-reitoria de Administração.
   O restaurante da UFPA passou por reformas para reiniciar o semestre. Os frigoríficos, que estavam parados há 3 anos, foram recuperados. Além dele, foram adquiridos novas cadeiras, panelas, talheres e demais utensílios da cozinha. A parte interna dos escritórios também foi toda reformulada, com piso e materiais novos.
  O preço das refeições permanece inalterado: R$ 1,00 para estudante, R$ 2,00 para funcionários e R$ 3,00 para visitantes. Somente o preço da quentinha aumentou e agora custa R$ 3,50. A diretora do RU lembra aos estudantes que não esqueçam da dentificação na hora da refeição.
O restaurante vai oferecer em média de 700 a 800 refeições por dia.(Texto: Bruno Magno)
Publicado em: 06.01.2006 15:50