Proad implanta agenda de compras 2006 e promove treinamento de técnico-administrativos
Mais de uma centena de funcionários técnico-administrativos da UFPA, de unidades da capital e do interior, participaram de treinamento, no campus do Guamá, sobre a Agenda de Compras de 2006, implantada pela Pró-reitoria de Administração.
A nova agenda tem como objetivos otimizar as compras em preço e qualidade; diminuir o prazo entre a solicitação da unidade e o recebimento do material; evitar o fracionamento de despesas; reduzir a ocorrência de falhas constatadas em auditoras realizadas na UFPA.
O reitor Alex Fiúza de Mello disse que a agenda tornará os trâmites burocráticos mais ágeis, como requer uma universidade no século XXI. Para a pró-reitora de Administração, Bila Gallo, o sistema, além de organizar e agilizar o processo, centralizará as compras, mas não o orçamento das unidades, que continuarão tendo total controle sobre suas necessidades e solicitações.
A agenda classificou os materiais por cinco grupos:
Grupo 1: material de uso geral – material de expediente, suprimentos e periféricos de informática, equipamentos de informática, mobiliário, material gráfico, material químico laboratorial e equipamentos de refrigeração;
Grupo 2: infra-estrutura – materiais hidráulico, elétrico e de refrigeração e peças para veículos;
Grupo 3: RU – Gêneros alimentícios (proteínas, hortifrutigranjeiros e não perecíveis e bebidas não alcoólicas) e materiais descartáveis e de limpeza;
Grupo 4: HU’s – Materiais hospitalar, médico e de laboratório e medicamentos, drogas e insumos farmacêuticos;
Grupo 5: Biblioteca – livros e periódicos.
As solicitações obedecerão a um calendário, de acordo com o grupo específico do material. Material de uso geral só poderá ser solicitado nos meses de fevereiro, maio e setembro; Infra-estrutura, de fevereiro a outubro; RU, de janeiro a novembro; HU, de janeiro a novembro; biblioteca, nos meses de abril e julho.
Os procedimentos para aquisição serão realizados em cinco passos:
1º - A unidade solicitante informa a quantidade de material no Sistema de Materiais da UFPA e pré-empenhará o total de recursos necessários à aquisição no Siafi. As solicitações serão realizadas sempre durante os cinco primeiros dias úteis dos meses definidos para cada grupo de material, exceto para o grupo Biblioteca;
2º - Consolidação pelo Depad das solicitações devidamente pré-empenhadas (2 dias);
3º - Emissão de empenho pelo Defin (3 dias);
4º - Envio do empenho aos fornecedores e entrega dos materiais (12 dias);
5º - Distribuição – Campus Belém (5 dias), demais Campi (15 dias).
No grupo Biblioteca, as compras de livros e periódicos ocorrerão em abril e julho, obedecendo ao cronograma abaixo:
1 - Envio das demandas à Biblioteca Central (até 31 de janeiro de 2006);
2 - Consolidação pela Biblioteca Central (fevereiro e março);
3 - Processo licitatório - pregão eletrônico (abril)
4 - Entrega do material (junho)
A Proad informa que o sistema de senhas do Siafi/Siasg será restrito a servidores da UFPA, cabendo a estes a responsabilidade do seu uso. Os campi do interior que, no momento da abertura da agenda, não tiverem link em 512 Kbps, deverão, excepcionalmente, enviar seus pedidos pelo fax 3201 7503/7620/7462 ou para o e-mail depad@ufpa.br.
Texto: Walter Pinto/Foto: Jones Santos)
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