Terminam as provas do PSS 2006. E começa a jornada de correção.

O último dia de prova do Processo Seletivo Seriado (PSS) 2006 da UFPA, na manhã de hoje (16), totalizou 756 faltosos, sendo 516 em Belém e 240 no interior. Nenhuma fraude foi confirmada, apenas uma suspeita ainda está sob investigação. De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação, Licurgo Brito, uma candidata de Cametá foi flagrada indo ao banheiro portando celular. Os seguranças do local percebram a infração e retiveram o aparelho, para que a candidata concluísse sua prova. Ela só será penalizada se for confirmado, pela operadora do celular, que foi feita alguma ligação naquele momento.
   Na prova de hoje, os candidatos foram submetidos a 15 questões analítico-discursivas, com o conteúdo das disciplinas História, Geografia, Biologia, Física e Química. Estão fora da disputa por uma vaga os candidatos que tirarem zero em quatro ou mais disciplinas. Aos que cumprirem esses critérios de seleção, resta esperar o listão, já que não há gabarito de respostas nesta última etapa.
   Licurgo Brito lembra que este ano a equipe fará um teste de correção para ajustar ou não a grade de respostas proposta pela banca de professores, na tentativa de garantir melhor qualidade no processo de correção. Isso significa que os professores terão uma margem de dez pacotes de provas para avaliar a da grade. Sendo necessário, serão feitas alterações; as provas corrigidas passarão por nova avaliação. Também será levada em consideração a opinião dos professores de escolas e cursinho, que poderão levar suas observações por escrito diretamente ao Departamento de Apoio ao Vestibular (Daves). O prazo, segundo a diretora Célia Brito, será o mesmo dado para o período de teste da grade, 48 horas.
   São 192 professores trabalhando na correção das provas, que manterão suas aulas no decorrer do processo, já que, em função da greve, o segundo semestre de 2005 da universidade ainda está em curso. Como informou o pró-reitor, este é o motivo pelo qual o listão deverá sair até o dia 11 de fevereiro, e não mais até dia 6, como previsto no edital.
   O calendário acadêmico ainda não foi votado pelo Conselho Superior de Ensino e Pesquisa, mas segundo Licurgo Brito, os candidatos aprovados deverão iniciar suas aulas na segunda semana de maio. Para a matrícula, todos devem estar munidos do certificado de conclusão do Ensino Médio e de documentos pessoais.

Publicado em: 16.01.2006 15:39