Programa vai financiar a produção de documentários paraenses

O DOCTV, programa de apoio à produção de documentários brasileiros, esteve na Universidade Federal do Pará para divulgar a 3ª edição do concurso. A sessão contou com a exibição especial de um dos projetos selecionados no concurso anterior, o documentário ‘’A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados’’, do diretor Luiz Arnaldo Campos.
   Criado em 2003, o programa é pioneiro na parceria entre tv pública e produção independente. Tem como objetivo promover a regionalização da produção de documentários e articula-los em circuito nacional, através da rede pública de televisão. Também propõe um modelo de negócio que viabilize mercados regionais para o documentário brasileiro. O DOCTV é um programa do Ministério da Cultura, da TV Cultura e da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC).
   A apresentação do programa foi feita pelo professor Edvan Coutinho, responsável pela coordenação do programa no Pará, a estudantes e professores do Curso de Comunicação Social da UFPA. Ele ressaltou que é muito importante a divulgação do projeto em âmbito acadêmico, pois muitos estudantes se interessam por documentários e têm idéias muito boas. Também esteve presente, Januário Guedes, presidente da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametristas do Pará, que ao final da exibição do documentário deu algumas informações sobre a 3ª edição do concurso.
   Para se inscrever no DOCTV 3, é necessário apresentar um pré-projeto, que deverá conter a temática abordada e uma justificativa para o tema. Além disso, os candidatos deverão inscrever seus trabalhos no Serviço de Propriedade Intelectual da Biblioteca Nacional, que funciona no 2º piso do prédio da Reitoria da UFPA. O projeto inscrito passará por um júri local.  A banca examinadora, então, escolherá os 2 projetos premiados, que ganharão R$ 100.000 cada, para a realização do documentário.
   O lançamento da 3ª edição do DOCTV vai acontecer dia 31 de janeiro, às 19h, na Estação Gasômetro. Na oportunidade será divulgada a oficina de formatação de projetos do DOCTV, que tem por objetivo dar mais esclarecimentos a respeito da elaboração dos projetos que pretendem concorrer à verba. As inscrições poderão ser feitas no portal cultura, www.portalcultura.com.br, no período de 1º de Fevereiro à 17 Março.
   Mais informações pelo fone: 4005 – 7752.
Texto: Bruno Magno
Publicado em: 24.01.2006 19:12