Implantado o Comitê de Ética em pesquisas com animais de experimentação (CEPAE) da UFPA

Nas grandes universidades, do Brasil e do mundo, projetos de pesquisa que utilizam animais de experimentação são primeiramente avaliados por um comitê de ética que aprecia os referidos projetos quanto ao tratamento humano e ético dos animais de experimentação. Essa é uma preocupação crescente nas grandes universidades. A Universidade Federal do Pará (UFPA) já possui o seu Comitê de Ética Em Pesquisas Com Animais de Experimentação da Universidade Federal do Pará (CEPAE/UFPA).

Este comitê é o responsável pela análise de todos os projetos de pesquisa que utilizem animais em nossa instituição, garantindo que o tratamento dos mesmos siga as normas internacionais para a manipulação de animais de experimentação.

O CEPAE/UFPA possui representantes dos Centros de Ciências Biológicas (CCB), Psicologia (CP), Farmácia (CF) e Jurídicas (CCJ), além de representantes do Departamento de Odontologia e um representante da comunidade (clube amigos da Universidade). Estes representantes foram nomeados pela portaria 1568/05 do Reitor da UFPA. O comitê está funcionando temporariamente no Departamento de Morfologia do CCB, no horário de 14 às 18:00, sob a presidência do Prof. Dr. Wallace Gomes Leal que também é chefe do Departamento de Morfologia.

Pesquisadores devem submeter projeto em versão eletrônica com ofício de encaminhamento, em atenção ao presidente do comitê, e protocolo experimental preenchido para o email do comitê: cepae@ufpa.br. Uma cópia impressa também deve ser entregue no Departamento de Morfologia, no CCB (FONE:91 3201 7546). Os documentos pertinentes ao comitê, incluindo protocolo de submissão, serão disponibilizados na página da PROPESP e na futura página do CEPAE/UFPA. Também podem ser obtidos através de solicitação para o email mencionado acima e no próprio Departamento de Morfologia.

Publicado em: 25.01.2006 14:45