Elisabeth Carvalho Salgueiro será empossada diretora do Bettina

Tomará posse nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, a nova diretoria do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. A nutricionista Elizabeth Carvalho Silva Salgueiro e a médica Ruth Cecília Palmeira Gonçalves serão nomeadas diretora e vice-diretora, respectivamente.
  Uma das metas da nova administração, segundo Elizabeth Salgueiro, é captar recursos para ampliar a capacidade física do hospital, como a construção de novas alas para atendimento e setor de internação. Além disso, pretendem montar uma maior estrutura de núcleo acadêmico, já que o HUBFS é onde os estudantes, da área da saúde, da graduação e pós-graduação da UFPA e outras Universidades fazem estágio.
   Desde a administração passada, que tinha como diretor o médico Valdir Furtado Lobato, o Hospital funciona no regime de ambulatório de especialidades, onde as principais atendidas são a Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Pediatria. Também são oferecidas outras especialidades médicas, como: Psiquiatria, Ginecologia, Ortopedia e Proctologia. O Bettina também realiza pequenas e médias cirurgias. Para o Sistema Único de Saúde (SUS), o Bettina se tornou referência médica para o Estado.
  O hospital atende a comunidade em geral, através do SUS e está integrado às redes estadual e municipal de saúde. Os bairros do Guamá, Terra-firme e Canudos são os possuem a maior demanda no atendimento. O HUBFS realiza mais de 800 consultas diárias e 15 mil por mês. Além disso, também está integrado ao sistema de marcação de consultas e exames. Em breve, o hospital passará a funcionar 24 horas, integrado à central de internação do Estado.(Texto Bruno Magno)
Publicado em: 01.02.2006 16:42