Turma de dezessete médicos conclui residência no Barros Barreto

Este ano, o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB) entregou certificado de conclusão de Residência Médica a 17 médicos e recebeu 27 novos residentes. A solenidade de encerramento do curso e recepção dos novos residentes aconteceu na última terça-feira (31), à noite, no auditório do hospital, com presença da diretora do HUJBB, Elisa Sá, do coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme), Teiichi Oikawa, do coordenador de Atividades Acadêmicas, Luiz Moraes, do coordenador administrativo Raimundo Maués e da coordenadora assistencial Roselis Gonçalves, além de residentes, familiares, professores, servidores e convidados, como o presidente da Sociedade Médico-Cirúrgica do Pará, Luiz Abílio de Oliveira.
   O Programa de Residência Médica do Hospital Universitário João de Barros Barreto iniciou com as especialidades de Pneumologia e Infectologia. Em 1993, passou a oferecer vagas nas áreas de Clínica Médica e Cirurgia Geral.  A partir de 2005, o Programa cresceu, passando a disponibilizar residência médica nas áreas de Endocrinologia, Gastroenterologia Clínica e Cirurgia Digestiva. E este ano mais um grande avanço foi dado, com a implantação de Residência Médica  em Anestesiologia.
   São 17 concluintes, sendo sete em Cirurgia Geral, oito em Clínica Médica e dois em Infectologia. Enquanto os 27 novos residentes estão divididos entre as especialidades da seguinte forma: sete em Cirurgia Geral, oito em Clínica Médica, três em Infectologia, três em Anestesiologia, três em Cirurgia Digestiva, um em Pneumologia e dois em Endocrinologia.
   As especialidades de Residência Médica têm como supervisores: Nilza Ney Torres, na Endocrinologia, Francisco Juarez Filho, na Anestesiologia, Liliam Rodrigues, na Infectologia, Geraldo Ishak, na Cirurgia Digestiva, Ives Uchôa Azevedo, na Cirurgia Geral, Lúcia Sales, na Pneumologia e Clínica Médica, e Rejane Lopes, na Gastroenterologia Clínica.
   A programação para os novos residentes encerra nesta sexta-feira (03) composta por uma série de conferências, palestras e cursos sobre o funcionamento do hospital, ensino, ética, pesquisa, prontuário médico, atestado de óbito, controle de infecção hospitalar, regimento da residência médica e humanização etc.
Publicado em: 03.02.2006 10:47