A posse da nova direção do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza

A nutricionista Elizabeth Carvalho Salgueiro foi empossada, na sexta-feira, 3, diretora do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza. A nova diretora terá a tarefa de levar adiante os avanços alcançados pela administração de Valdir Lobato nos últimos 4 anos.
   Durante a cerimônia, Valdir Lobato se despediu do cargo, apresentando um breve relatório de gestão, pontuando alguns dos avanços nos implementados durante a sua administração. Ele agradeceu à equipe que o auxiliou no trabalho de fazer funcionar um hospital universitário federal. Em em seguida, o reitor Alex Fiúza de Mello assinou o termo de posse de Elizabeth Salgueiro, diretora, e de Ruth Palmeira, vice-diretora.
   Em seu discurso, a nova diretora apontou a ampliação do espaço físico do hospital ainda para este ano como uma de suas metas. Além disso, pretende que, a curto prazo, sejam instaladas as residências médicas em Ortopedia/Traumatologia e em Enfermagem para se juntar às residências em Oftalmologia e em Otorrinolaringologia, já instaladas no Bettina. Ela ressaltou a que vai trabalhar para viabilização do funcionamento do HUBFS nas 24 horas, tornando possível o cadastro junto ao SUS como Hospital de direito.
   O reitor Alex Fiúza  evidenciou a importância social do hospital Bettina e o compromisso dos profissionais que nele trabalham em atender à parcela mais carente da Sociedade com serviços de qualidade dignos do primeiro mundo.  Lembrou aos que estão sendo formados pelo hospital que é a sociedade quem paga a conta dos seus percursos acadêmicos e, portanto, é para ela que devem trabalhar. (Texto Jones Santos/ foto Bruno Magno)

Leia abaixo o discurso da doutora Elizabeth Salgueiro:

Falar do Hospital Bettina é muito gratificante para mim, que acompanhei o seu crescimento nesses 13 anos de existência.
Em outubro de 1993, o Bettina iniciou suas atividades como uma Unidade de Saúde que desenvolvia principalmente ações de Atenção Básica, permanecendo assim até meados de 1988, quando, através de convênios com o Ministério da Saúde e com o Ministério da Educação foram adquiridos equipamentos para implementação dos exames de apoio diagnóstico: ultrasonografia, endoscopia digestiva alta, Cistoscópia.
  A partir de então, as conquistas foram sendo ampliadas com equipamentos de última geração de oftalmologia, diagnóstico por imagem de oftalmologia, otorrinolaringologia, aparelho mais moderno de Raio X,  arco móvel. Isso possibilitou a cobertura de uma demanda de atendimento reprimida do SUS e a ampliação do nosso cadastro, já então na média complexidade, com maior arrecadação de recursos que nos permitiram investimentos consideráveis: readequação da estrutura física do Hospital, para atender o Serviço de Oftalmologia, Programa de Apoio ao Desenvolvimento Infantil, Serviço de Otorrinolaringologia com o Programa de Saúde Auditiva, todos de referência para o Estado e Município, além do Bloco Cirúrgico, Esterilização, Nutrição Dietética Farmácia, Núcleo Acadêmico etc.
   Também foi possível a aquisição de todos os equipamentos necessários para tornar os serviços e programas resolutivos. Assim, foi implantar já em fevereiro de 2004, a primeira Residência Médica em Oftalmologia no Estado, e agora, em 2006, a Residência Médica em Otorrinolaringologia.
   Retornaram ao Hospital os internatos de Clínica Médica e Pediatria, mantendo-se as atividades da graduação nas disciplinas de Psiquiatria, Alergologia, Ortopedia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Clínica Cirurgia, Gastroenterologia Clínica, Proctologia, como também de outras áreas da saúde: Nutrição, Farmácia, Psicologia e  cursos afins.
    Ao assumirmos, hoje, a Direção do Bettina, já encontramos um campo fértil para dar continuidade ao seu crescimento, assim, temos como metas, a curto prazo:

· Viabilização do funcionamento do Hospital nas 24 horas, tornando possível o cadastro junto ao SUS como Hospital de direito;
    · Empenho para garantir a certificação do Hospital segundo os critérios da Portaria 1000, do Ministério da Educação e Ministério da Saúde;
    · Intensificação dos serviços do Hospital para servir de campo de ensino de Graduação;
    · Investimento nos programas de Pós-graduação, implementando através de parcerias a Residência Médica em Ortopedia/Traumatologia, Residência em Enfermagem e Aperfeiçoamento em Psicologia;
    · Criação do Serviço de Neurologia Clínica integrado à Psiquiatria;
    · Efetivação das Comissões de CCIH, Humanização, Prontuário, entre outras, no Conselho Gestor;
    · Ampliação do Hospital, ainda em 2006, com recursos próprios e captação de recursos.

Caros amigos, certo é que, nas adversidades o ser humano tende a um maior crescimento intelectual e espiritual, entretanto, são imprescindíveis períodos de tranqüilidade e paz institucional, para que possamos renovar nossas energias e refletir com sabedoria sobre nossos erros e acertos.
    Nosso corpo de funcionários precisa mais do que nunca desses momentos alcançados por este Hospital. Hoje estamos iniciando uma nova gestão e, quem sabe, iniciando uma nova história. Agradeço ao Dr. Valdir Furtado Lobato, a oportunidade do trabalho compartilhado e pelos desafios vivenciados que a mim só enriqueceram profissionalmente e humanamente, elevando o meu compromisso em consolidar o Bettina como Unidade Hospitalar a Serviço da Academia e do SUS.
    Assumo essa imensa responsabilidade com tranqüilidade e entusiasmo, certa de que contarei com o apoio de todos.
Assim, agradeço a Deus por me permitir estar aqui, ao Magnífico Reitor e sua Equipe, pela confiança, à minha família, pelo apoio constante e aos funcionários do Bettina, por apostarem na dupla Elizabeth Carvalho e Ruth Palmeira para conduzir este Hospital por quatro anos.
   Que o exemplo de profissionalismo e amor ao próximo deixados como legado pela Dra. Bettina Ferro de Souza nos inspire e estimule nossa caminhada.

Publicado em: 03.02.2006 17:52