SBPC e UFPA iniciam preparação para a 59ª Reunião Anual em Belém, em 2007

Em julho de 1983, o campus da Universidade Federal do Pará foi palco da maior reunião científica já ocorrida em Belém do Pará. A 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência atraiu milhares de pessoas ao campus do Guamá, onde se desenrolou uma verdadeira maratona de seminários, mesas redondas, conferências e cursos. Sob o título “A questão amazônica”, a semana de 6 a 13 de julho de 83 entrou para a história da UFPA e da ciência regional.
   Vinte e quatro anos depois da 35ª Reunião, a SBPC voltará a ser realizada no campus da UFPA. Será a 49ª Reunião Anual da SBPC, que apesar de programada para 2007, já começa a ser organizada em Belém. A primeira reunião com esse objetivo foi realizada na segunda-feira, 6, na Prefeitura da UFPA, onde está instalada a Secretaria Regional da SBPC. O presidente da entidade, Enio Candotti, e as secretárias regionais Silene Lima (Pará) e Rosany Piccolotto (Amazonas), se reuniram com o reitor Alex Fiúza de Mello, pró-reitores, prefeito do Campus, diretor do Secom e representante da Fadesp.
   Um campus bem diferente daquele de 1983 acolherá os cerca de dez mil visitantes que circularão diariamente pelo evento. Um grande auditório para mil pessoas, com um vão livre para exposições de grande porte, será construído ao lado do prédio da Reitoria. Às proximidades da Biblioteca Central será erguido um parque para a grande exposição tecnológica que a SBPC está introduzindo a partir da reunião de julho próximo, em Florianópolis. As salas de aulas climatizadas amenizarão o calor da reunião de 83 e o restaurante universitário suprirá as calorias consumidas nos cerca de trinta eventos simultâneos que ocorrerão a cada duas horas de reunião. O Brasil inteiro vai poder assistir aos principais eventos realizados em Belém em tempo real, por meio de fibra ótica, e por meio de transmissão em canais aberto e fechado, conforme negociação que será estabelecida com os meios de comunicação.
   A 59ª Reunião da SBPC deverá ocorrer na semana de 8 a 14 de julho de 2007, ano em que a UFPA completará 50 anos. A data será comemorada com uma programação que vai se estender durante todo o ano. O ponto culminante será a cerimônia que vai se realizar no Teatro da Paz, em 2 de julho, dia em que o ex-presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira inaugurou a UFPA, também em cerimônia realizada no Teatro da Paz, tendo ao lado o então governador Joaquim de Magalhães Cardoso Barata. A 59ª Reunião Anual da SBPC integrará a programação oficial dos 50 anos da UFPA.
   A reunião de segunda-feira começou com informações repassadas por Enio Candotti sobre a disposição do Ministério da Ciência e Tecnologia em investir mais na Amazônia, segundo o ministro Sérgio Rezende, mediante a formulação de um programa específico para a região. Depois foram tratados temas específicos sobre a organização da reunião anual. Candotti expressou sua preocupação em dar ao evento uma dimensão nacional. Falou dos eventos paralelos que se realizam, como a SBPC Jovem, voltada ao público adolescente, e a Expotec, uma grande exposição de tecnologia gerada nas universidades, institutos de pesquisa e no setor empresarial. Ressalvou ainda que há possibilidade da participação da Venezuela e da Bolívia na reunião, dada a proximidade dos dois países com a Amazônia brasileira. Alex Fiúza de Mello apresentou como sugestão inicial a proposta de tema “Amazônia – Um desafio (inter)nacional”.
   Os reitores das instituições de ensino superior da Amazônia também serão chamados a participar da elaboração do evento. Alex Fiúza terá uma reunião com os reitores das universidades federais, em Brasília, na semana em curso, durante a reunião da Andifes. Outra idéia lançada será a realização de eventos nos campi da UFPA no interior do Estado. (Texto Walter Pinto)
Publicado em: 07.02.2006 13:59