Conselho Universitário da UFPA aprova criação do Instituto de Ciências de Arte (ICA)

O Conselho Universitário (Consun) aprovou, nesta sexta-feira, 10, a criação do Instituto de Ciências de Arte (ICA), que vai absorver as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Arte e pelo Departamento de Artes.
  De acordo com o professor Afonso Medeiros (foto), que será o diretor do instituto, há um árduo trabalho pela frente. “Na UFPA, as unidades da área de artes foram criadas separadamente, como, por exemplo, a Escola de Teatro e Dança, a Escola de Música e o Departamento de Artes, este pertencente ao Centro de Letras. Agora, todos terão uma direção centralizada, por meio do instituto. Vamos trabalhar para o fortalecimento da graduação, da pós-graduação e dos cursos técnicos”, comentou Afonso Medeiros. O Centro de Letras e Artes terá um prazo de um ano para se reestruturar diante da nova organização administrativa.
  A vice-diretora do ICA, Valzeli Sampaio, ressaltou que as áreas sob comando do instituto terão autonomia. Ela convocou os professores a participarem dessa nova fase das artes dentro da UFPA. Para Valzeli, "os maiores beneficiados com a criação do ICA serão os alunos. Com o apoio da comunidade acadêmica, nosso instituto será uma referência não só para o Pará, mas para toda a região Norte”, destacou a professora. (Texto Elias Luz/foto João Sérgio)

Publicado em: 10.02.2006 15:03