Ibope diz que maioria dos brasileiros é a favor das cotas

RIO - Segundo pesquisa publicada pelo Ibope este mês, 53% dos brasileiros são a favor do sistema de cotas em universidades com reserva de vagas para estudantes provenientes de escolas públicas. O índice de rejeição à medida é de 44%. Já em relação às cotas raciais (para negros e índios), o percentual de aprovação cai. Dos entrevistados, 61% são contra a implementação do sistema e 36% aprovam a regra.
   Cerca de 60% dos entrevistados têm nível superior e a metade informou ter renda familiar de até 12 salários-mínimos. A pesquisa foi solicitada pela Federação Nacional das Escolas Particulares, cujo presidente, José Antônio Teixeira, é a favor do sistema de cotas para alunos de escolas públicas.
  - Apesar de representar instituições privadas, considero positiva a adoção do sistema de reserva de vagas. Medidas afirmativas devem ser bem-vindas, pois o grande problema do Brasil é o abismo social - afirma.
  O dirigente não considera exagerada a reserva de 50% das vagas em universidade federais para alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas, como prevê o projeto aprovado na quarta-feira pela Câmara.
  - Se levarmos em conta que 84% dos estudantes dos ensinos fundamental e médio estão matriculados em colégios públicos, a reserva de metade das vagas é até razoável.
Teixeira cita, ainda, o Programa Universidade Para Todos (ProUni) como uma boa medida para a inclusão dos menos beneficiados no ensino superior. O governo federal concede bolsas a alunos de baixa renda em universidades privadas.
  - O sistema de cotas é importante, mas o governo também tem que se preocupar em investir cada vez mais neste programa. Até porque a adesão de faculdades é voluntária e há muitas vagas sobrando nestas instituições - explica.(Informe Andifes)
Publicado em: 10.02.2006 15:45