Universitários participam da Operação Amazônia 2006

Cerca de 700 estudantes de 67 universidades públicas e privadas de 20 estados brasileiros estão em Manaus para participar do Projeto Rondon em mais de 40 municípios carentes da região. Até o dia 19, os universitários participam de atividades nas áreas de infra-estrutura e gestão pública, como a elaboração de projetos de saneamento básico e meio ambiente. A Operação Amazônia 2006 foi aberta no sábado (4), pelo governador do Amazonas, Carlos Eduardo de Souza Braga, e pelo coordenador-geral do projeto, general de divisão Gilberto Arantes Barbosa.
   A primeira missão do Projeto Rondon, a chamada Operação Zero, foi feita em 11 de julho de 1967 com participação de 30 estudantes e dois professores. O grupo ficou 28 dias em Rondônia. No ano seguinte, foi expandido para outras áreas da Amazônia e para o Mato Grosso  com  participação de 648 jovens. O projeto, depois transformado em Fundação Projeto Rondon, levou ações de cidadania e desenvolvimento para comunidades carentes da região Norte até 1989. Após 16 anos desativado, foi retomado em 2005 pelo governo federal, numa parceria com o Ministério da Educação. (Informe Andifes)
Publicado em: 10.02.2006 15:57