Aumentar o tamanho da fonte   Diminuir o tamanho da fonte
Lista Telefônica E-mail
Facebook Twitter Instagram

Barreiros assume a direção do Centro tecnológico

   A melhoria na extensão e no ensino é a principal meta dos professores José Augusto Barreiros e José Perilo em sua gestão no Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Pará. Alunos, professores e funcionários do CT elegeram com 54, 62% dos votos a chapa de Barreiros para a direção do Centro nos próximos quatro anos. A chapa concorrente, do professor Carlos Maneschy, ficou com 44,07%. Barreiros já exercia a direção do CT desde julho de 2005. Ele era o vice-diretor na gestão do professor Sinfrônio Brito, que assumiu a pró-reitoria de Planejamento.
   A melhoria na infra-estrutura do Centro também está entre as principais metas de Barreiros para os próximos anos. A construção de novos laboratórios, como os de Alta Tensão, de Asfalto, do Núcleo de Pesquisas em Energia, de Engenharia Naval, Engenharia de Alimentos, e outros que estão sendo iniciados e serão concluídos na gestão eleita. A ampliação da manutenção dos laboratórios e salas de aula também é uma ação que deverá melhorar as condições de ensino para alunos de graduação e pós-graduação.
   O Centro Tecnológico da UFPA é referência em pesquisa e desenvolvimento, principalmente com a firmação de parcerias com empresas de tecnologia. Mas não são os benefícios econômicos para a empresa ou para a Universidade que determinarão as parcerias. “É a lógica acadêmica que vai presidir a elaboração de nossos contratos, e não a lógica do capital”, afirma o novo diretor. Ele faz questão de ressaltar que é contra a privatização das instituições federais de ensino superior e que nunca a produção do conhecimento deve estar subordinada ao capital.
   Barreiros é pós-doutor pela Universidade do Porto, de Portugal. Trabalha desde 1976 na UFPA, e é professor do departamento de Engenharia Elétrica e Computação. Seu vice, o professor Perilo, está na UFPA desde 1979 e atualmente é professor do departamento de Engenharia Civil.
Publicado em: 20.02.2006 19:30