Seminário vai preparar comunidade acadêmica para a avaliação institucional

A importância da avaliação institucional para a Universidade Federal do Pará será o foco do “Seminário sobre Avaliação Institucional da UFPA: Desafios e Perspectivas do SINAES”. O principal objetivo do seminário é sensibilizar todos os membros da comunidade acadêmica para a necessidade da avaliação institucional, estabelecida pelo Sistema Nacional da Avaliação da Educação Superior (Sinaes), do Ministério da Educação.
   Criado em 2004, o Sinaes possui três componentes: a avaliação dos cursos de graduação, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e a avaliação institucional por meio de auto-avaliação e de avaliação externa. O Seminário de Avaliação Institucional vai preparar representantes de todos os setores da UFPA para a auto-avaliação.
   Participarão do evento cerca de 250 representantes de 18 setores da UFPA, incluindo pró-reitorias; centros, divisões administrativas, divisões técnicas, hospitais universitários; cursos, campi, núcleos; sindicatos dos professores e dos técnico-administrativos e Diretório Central dos Estudantes.
   O primeiro relatório parcial de auto-avaliação da UFPA, após a implementação do Sinaes será enviado ao MEC até maio deste ano. O relatório está sendo produzido pela Assessoria Especial de Avaliação Institucional da UFPA, criada em outubro de 2005, sob coordenação do professor Luiz Acácio Centeno Cordeiro.
   Os palestrantes do seminário serão Jaime Giolo, coordenador geral de Estatísticas da Educação Superior/INEP; Hélgio Henrique Casses Trindade, presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes); Maria José Jackson, presidente do Instituto Universitário de Pesquisas e Ensino na Amazônia; e Orlando Nobre Bezerra de Souza, coordenador da Comissão da Avaliação de Cursos de Graduação/Departamento de Apoio Didático-Científico da Pró-reitoria de Ensino de Graduação da UFPA. O seminário será realizado nos dias 22 e 23 de março, no hotel Regente, sob a coordenação da Assessoria Especial de Avaliação Institucional.
Texto: Jones Santos

Publicado em: 21.02.2006 15:46