Instituto de Ciências da Arte promove curso de especialização em Semiótica e Cultura Visual

Cinema, teatro, música, dança, urbanismo, arquitetura, literatura, veículos de comunicação de massa e suas mensagens. Esses são alguns exemplos dos vários tipos de comunicação que o ser humano estabelece, comunicando e decodificando um mundo estruturado por signos. A Semiótica é uma das ciências que procura entender e interpretar esses signos, uma área que enriquece todo trabalho voltado à visualidade ou as interfaces da linguagem.
   É sob essa perspectiva que o Instituto de Ciências da Arte da UFPA - ICA - iniciará a terceira turma de especialização em Semiótica e Cultura Visual. Criada em 2003, pelo o professor Afonso Medeiros (coordenador do ICA), a especialização veio preencher uma lacuna na academia, já que o fenômeno da visualidade perpassa por vários tipos de conhecimento e não pode ser ignorado. De acordo com Medeiros, “a especialização é a única da região Norte a oferecer um curso regular em semiótica”.
  Até 2004 o curso era denominado de Semiótica e Artes Visuais, mas em decorrência da heterogeneidade da formação dos alunos e das abordagens pertinentes, passou a ser de Semiótica e Cultura Visual, tendo um enfoque mais abrangente. O professor Afonso Medeiros conta que é muito diversificado o perfil dos alunos que procuram a especialização, “temos egressos de Artes Visuais, Engenharias e Comunicação”, exemplifica. No quadro de professores o curso conta com oito doutores e quatro mestres, sendo que os professores Geraldo Orthof e a professora Maria Luiza Fragoso, também são docentes da Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília (UNB).
  Ele afirma que, “o concluinte da especialização terá uma base sólida em semiótica, o que na prática abarca todos os aspectos da linguagem, ele sairá com uma boa formação em cultura visual”.  O professor Medeiros lembra ainda que, atualmente todas as formações acadêmicas exigem mais investimentos em estudos, tanto para quem deseja seguir uma carreira acadêmica como para quem precisa melhorar o currículo para atender as exigências do mercado.
  As inscrições serão realizadas até 17 de março. Podem se inscrever egressos de qualquer curso superior, desde que seu ante-projeto seja adequado a uma ou mais  linhas de pesquisa. Início do curso: abril de 2006. Linhas de Pesquisa: Linguagem visual, Semiótica e visualidade, Interfaces das linguagens, Tecnologia e cultura visual.e Fluxos: sociedade e cultura. Informações: 3241-5801/3241-8369/nuar@ufpa.br.
  Fórum: O Instituto de Ciências da Arte vai realizar o III Forum de Pesquisa em Arte, com o tema "Arte, Hibridismo e Interculturalidades”, no período de 30 de maio a 02 de junho. Inscrições online e presencial até o dia 31 de março de 2006.
Publicado em: 24.02.2006 17:59