Inicia o processo de habilitação dos calouros 2006

Começou nesta segunda-feira, 6 de março, a habilitação para os novos calouros da Universidade Federal do Pará. A habilitação acadêmica dá o direito ao estudante de se matricular no curso em que foi aprovado no PSS.  Nos campi do interior, a habilitação ocorrerá na secretaria acadêmica dos cursos, nos dias 6, 7 e 8 de março de 2006, no horário de 09:00 às 17:00. Na capital, ocorrerá  de 6 a 17 de março, no auditório Setorial Básico I, campus do Guamá, de acordo com os dias estipulados para cada curso.
   Segundo a secretária do Departamento de Registro e Controle Acadêmico da UFPA, Nora Nei, o estudante que não se habilitar no dia estabelecido perderá a vaga, pois a habilitação é um processo obrigatório. Na falta de documentação por roubo, o estudante deverá mostrar ocorrência policial, caso contrário não poderá fazê-la. A secretária afirma ainda que as habilitações feitas por terceiros só serão aceitas por procuração reconhecida em cartório.  Este ano, somente em casos especiais, o estudante que optou por estudar no interior poderá fazer a habilitação na capital, no entanto, deverá justificar no ato da habilitação o motivo pelo qual não pôde apresentar-se no campus em que foi aprovado.
   O primeiro dia de habilitação, foi de muita expectativa para os novos calouros. Para o estudante Márcio Rafael, 20 anos, calouro de Letras (língua portuguesa), o ingresso na UFPA é a possibilidade de uma nova perspectiva de vida. Para ele, o estudante que ingressa na universidade estará melhor qualificado para o mercado de trabalho. Além disso, considera que a instituição é a que oferece o melhor curso de Letras no Estado. "Além de ser pública, escolhi a UFPA pelo excelente quadro de professores e por oferecer uma maior gama de conhecimentos", afirma ele.
   Os dias e horários da habilitação na capital, podem ser conferidos no site https://www.portaldaamazonia.org.br:8443/habilitacao/cronogramaHabilita.htm .
Texto: Bruno Magno
Publicado em: 06.03.2006 18:27