MEC aumenta para R$ 20 milhões verbas para o programa PET

O ministro da Educação, Fernando Haddad, assinou nesta terça-feira, dia 14, o edital de ampliação do Programa de Educação Tutorial (PET), que oferece bolsas de estudos a alunos de graduação. Será a primeira melhoria em 26 anos de funcionamento. O orçamento, que era de R$ 14,7 milhões em 2005, será de R$ 20 milhões neste ano.
   Dos 30 grupos a serem criados, dez serão temáticos e desenvolverão ações nas áreas de meio ambiente e uso sustentável dos recursos naturais, políticas públicas de saúde, segurança alimentar, novos materiais e tecnologias, desenvolvimento urbano, recursos energéticos e biodiesel, biotecnologia e desenvolvimento de software.
   As instituições de ensino terão até 13 de abril próximo para apresentar propostas de criação de grupos. A divulgação da lista dos projetos selecionados está prevista para 28 de abril. As instituições federais de ensino superior sem grupos formados ou com até dois grupos terão prioridade na seleção, que levará em conta critérios como o impacto na sociedade das atividades de extensão a serem desenvolvidas pelo grupo, a experimentação de alternativas metodológicas de ensino e os avanços na área de ensino, pesquisa e extensão para alunos e professores envolvidos.
   Desde o início do atual governo, o PET vem ganhando força. No ano passado, foi regulamentado pela Medida Provisória nº 251, de 2005, convertida na Lei nº 11.180, de 23 de setembro do mesmo ano. Ainda em 2005, as 57 universidades participantes foram autorizadas a complementar o número de alunos de cada grupo e a ampliar a quantidade de bolsistas, de 3.177 para 3.576 alunos. O valor das bolsas também aumentou, de R$ 241,00 para R$ 300,00.
   Beneficiários - Direcionado a alunos matriculados em cursos de graduação, o PET tem como metas a melhoria do ensino, a interdisciplinaridade, a formação acadêmica, a atuação coletiva e o planejamento e execução de um programa diversificado de atividades acadêmicas. "Por ser um programa no qual os alunos devem atuar tanto no ensino quanto na pesquisa e na extensão, o PET prepara bolsistas para o exercício profissional de forma crítica, ética e consciente, por meio do trabalho em grupo", disse o diretor do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior, Celso Ribeiro.
Texto: Beth Almeida/Portal MEC

Publicado em: 15.03.2006 18:29