XXII Prêmio Jovem Cientista terá como tema Gestão sustentável da biodiversidade. Inscrições abertas

Durante a 8ª Reunião da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica/COP8, que começa   nesta segunda-feira, em Curitiba (PR) , foi lançado o XXII Prêmio Jovem Cientista, que este ano tem como tema: Gestão Sustentável da Biodiveriidade – desafio do milênio. A iniciativa é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Gerdau, da Eletrobrás/Procel e da Fundação Roberto Marinho. O XXII Prêmio Jovem Cientista receberá inscrições até o dia 29 de setembro.
  Os pesquisadores brasileiros têm um vasto campo para explorar quando o assunto é biodiversidade. Segundo dados divulgados pelo COP8, o Brasil é o principal país dentre os que possuem megadiversidade, afinal, reúne de 15 a 20% do número total de espécies do planeta. Alguns dos ecossistemas mais ricos do planeta em quantidade de espécies vegetais -  a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado – estão no Brasil.
  O XXII Prêmio Jovem Cientista tem cinco categorias: Graduado; Estudante do Ensino Superior; Estudante do Ensino Médio; Orientador e Mérito Institucional. Será concedida também uma Menção Honrosa a um pesquisador com o título de doutor que tenha se destacado pela realização de obra científica ou tecnológica de reconhecido valor para o progresso da área do conhecimento relacionada ao tema deste ano. Os candidatos devem ser indicados por associações ou sociedades científicas relacionadas ao tema.
  Como se inscrever? As inscrições para o XXII Prêmio Jovem Cientista são individuais e podem ser enviadas ao CNPq pelo correio (Prêmio Jovem Cientista - SEPN 507 - Bloco B - 2º andar - Cep. 70740-901 Brasília - DF) ou para o endereço eletrônico http://www.jovemcientista.cnpq.br. Todos os trabalhos precisam estar acompanhados de ficha e comprovante de inscrição preenchidos, currículo atualizado e resumo da pesquisa com um máximo de quatro páginas. Neste resumo devem constar o nome do candidato e o título do trabalho.
  Na categoria Graduado, para pesquisadores que tenham menos de 40 anos até 31 de dezembro de 2005, a premiação é de R$ 20 mil para o primeiro colocado; R$ 15 mil para o segundo e R$ 10 mil para o terceiro. Na categoria Estudante do Ensino Superior, para alunos de cursos superiores que tenham até 30 anos de idade em 31 de dezembro de 2005, o vencedor ganha R$ 10 mil, o segundo colocado R$ 8.500 mil e o terceiro R$ 7 mil. Já a categoria Mérito Institucional incentiva a pesquisa científica em universidades, centros de pesquisa, escolas técnicas ou empresas. Será premiada com R$ 30 mil a instituição e também a escola que inscreverem o maior número de trabalhos com mérito científico, de acordo com critérios pré-estabelecidos pela comissão julgadora do Prêmio. Na categoria Estudante do Ensino Médio, do ensino público ou privado e de escolas técnicas, com idade até 25 anos, em 31 de dezembro de 2005, os vencedores  ganham um microcomputador e uma impressora. Os orientadores e as instituições de ensino de cada um dos nove cientistas selecionados serão contemplados com microcomputadores e impressoras. O pesquisador que receber a Menção Honrosa receberá, além do reconhecimento da comunidade científica brasileira, uma placa alusiva e R$ 15 mil. Os primeiros colocados de cada uma das categorias também serão contemplados com uma bolsa do CNPq.
Publicado em: 21.03.2006 13:45