Seminário de Avaliação pretende sensibilizar a comunidade para o trabalho de auto-avaliação

Professores e funcionários da UFPA lotaram, nesta quarta-feira, o auditório do Hotel Regente no primeiro dia do Seminário de Avaliação Institucional das Universidades, que prossegue nesta quinta-feira. O evento é o marco inicial para a avaliação institucional da UFPA, com enfoque voltado para os desafios e perspectivas do Sinaes – o Sistema Nacional de Aavaliação da Educação Superior. O seminário também tem a finalidade de formar um grupo de trabalho para poder discutir a avaliação. Os trabalhos devem correr em ritmo que garanta a entrega do relatório parcial da UFPA no Ministério da Educação (Mec) até 31 de maio.
   A lei nº 10.861/04, que instituiu o Sinaes, tem como objetivo assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho dos estudantes. A estratégia do Mec é fazer com que o Sinaes seja um mecanismo que promova a melhoria da qualidade no ensino superior. O critério também é válido para a busca do aumento permanente de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, ou seja, o que o Mec quer e o que a UFPA também deseja é a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de ensino superior, por meio da valorização de sua missão pública.
   Pelas regras estabelecidas na lei nº 10.861/04, o Sinaes será desenvolvido em cooperação com os sistemas de ensino dos Estados, primando pelo respeito à diferença e à diversidade como forma de afirmação da autonomia da identidade institucional. No processo de avaliação institucional, que será feito dentro e fora da UFPA, será primordial a participação do corpo discente, docente e técnico-administrativo. Os resultados da avaliação serão o referencial básico dos processos de regulação e supervisão da educação superior. A verificação dos resultados apontará o perfil e o significado da instituição por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores.
   Para tudo isso se torne realidade, a lei nº 10.861/04 prevê que é preciso considerar alguns fatores, como, por exemplo: a missão e o plano de desenvolvimento institucional; a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e formas de operacionalização; a responsabilidade social da instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal de carreira na universidade; a organização da gestão da instituição, com ênfase no fortalecimento dos colegiados; os melhoramentos da infra-estrutura; a objetividade nos planejamentos e avaliações; as políticas de atendimento ao estudante, além de sua sustentabilidade financeira.
  De acordo com Sandra Carvalho, da coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFPA, “o objetivo agora é sensibilizar a comunidade acadêmica para o trabalho de auto-avaliação. O modelo é novo e precisamos conhecê-lo melhor. Daí a finalidade deste seminário. Na verdade, os critérios de avaliação estabelecidos no Sinaes podem ser adaptados à realidade de cada instituição, seja ela pública ou privada”. Os grupos de trabalho foram formados e já iniciaram um estudo de reflexão sobre os procedimentos e as formas de avaliação estabelecidos no Sinaes. (Texto: Elias Luz/Foto: João Sérgio)
Publicado em: 22.03.2006 13:51