Núcleo de Meio Ambiente da UFPA elabora atlas ambiental do Pará

O Núcleo de Meio Ambiente da Universidade Federal do Pará (NUMA)  em convênio com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (SECTAM) disponibilizará para a sociedade paraense o Atlas Ambiental do Estado do Pará. O lançamento será feito na primeira semana do mês de junho deste ano. A construção do Atlas conta com a participação de professores e pesquisadores de diversos departamentos da UFPA: geografia, biologia, geologia, pedagogia e engenharia sanitária e ambiental sob a coordenação geral do Numa. A parceria objetiva a sistematização da informação geográfica existente sobre o território paraense (recursos naturais e seus múltiplos usos, os diversos ecossistemas, as populações tradicionais e suas peculiaridades sócio-ambientais assim como as potencialidades econômicas do nosso estado.
   Segundo o Prof. Dr. Gilberto de Miranda Rocha, coordenador do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e também coordenador geral do projeto trata-se da produção de um grande instrumento didático – pedagógico de fortalecimento da educação ambiental e de conhecimento do território do Estado do Pará. O Atlas ambiental deverá está pronto em junho do presente ano (tiragem de cerca de trinta mil exemplares) e deverá atender as necessidades didático – científica de estudos regionais das escolas do Estado do Pará no que diz respeito a cartografia e as formas de representação da realidade paraense.
   O projeto está sendo desenvolvido através do Laboratório de Análise da Informação Geográfica (LAIG / DEGEO/CFCH), do Laboratório de Sensoriamento Remoto (LSR/SECTAM), do Laboratório de Informação para a Gestão Ambiental (LIGA/NUMA) e pelo Laboratório de Ciências Ambientais (CESUPA).

Texto: Gilberto de Miranda Rocha (Coordenador do Núcleo de Meio Ambiente (NUMA / UFPA).

Publicado em: 22.03.2006 16:41