Barreiros e Perilo tomam posse no Centro Tecnológico da UFPA

O novo diretor do Centro Tecnológico (CT) da Universidade Federal do Pará tomou posse nesta última terça-feira, 21 de março. José Augusto Barreiros, professor do departamento de Engenharia Elétrica e da Computação, assumiu a direção do CT juntamente com seu vice, o professor José Perilo.
   A principal meta da nova direção do Centro será a melhoria no ensino de graduação. Segundo Barreiros afirmou em seu discurso de posse, “a graduação está necessitada e carente de mais atenção em toda a nossa universidade. Vamos usar todo nosso potencial de captação de recursos para sua melhoria”.
   A cerimônia de posse contou com a presença do reitor, Aléx Fiúza, que em seu discurso enfatizou a importância fundamental do Centro Tecnológico da UFPA para a região amazônica. “Nenhuma universidade da nossa região congrega o volume de cursos tecnológicos que o nosso Centro congrega”, afirmou o reitor. Aléx Fiúza anunciou ainda em primeira mão a aprovação pela Capes de mais um doutorado do CT, em Engenharia de Recursos Naturais, da qual a Universidade foi avisada durante a cerimônia.
   O Centro Tecnológico da UFPA é referência em pesquisa e desenvolvimento, principalmente com a firmação de parcerias com empresas de tecnologia. Mas não são os benefícios econômicos para a empresa ou para a Universidade que determinarão as parcerias. “É a lógica acadêmica que vai presidir a elaboração de nossos contratos, e não a lógica do capital”, afirma o novo diretor. Ele faz questão de ressaltar que é contra a privatização das instituições federais de ensino superior e que nunca a produção do conhecimento deve estar subordinada ao capital.
   Barreiros é pós-doutor pela Universidade do Porto, de Portugal e trabalha desde 1976 na UFPA. Seu vice, o professor Perilo, está na UFPA desde 1979 e atualmente é professor do departamento de Engenharia Civil.
Publicado em: 22.03.2006 18:29