Fadesp assina convênio com Fundação da Universidade de Viçosa

Um convênio firmado entre a Fundação de Apoio à Universidade Federal de Viçosa (Funarbe) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), vai beneficiar,  inicialmente,  200 pesquisadores da UFPA que terão acesso ao chamado sistema Financiar. De acordo com a coordenadora da Funarbe, Cássia Sakiyama, o Financiar é um sistema de buscas que disponibiliza para pesquisadores e empresários, informações sobre fontes financiadoras, sejam elas nacionais ou internacionais.

“Com o Financiar não haverá mais perda de tempo em busca de parceiros que financiem a pesquisa”. Os professores só precisam se cadastrar e informar o que eles precisam. As respostas são enviadas via e-mail” informa  Cássia Sakiyama.

Depois que o Financiar  foi desenvolvido pela Funarbe,  os pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) conseguiram  mais financiamentos. Em seguida, foi a vez da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Saindo do território mineiro, a UFPA é a primeira instituição de ensino superior a fazer parte do sistema Financiar.

Ao enviar as informações para o sistema Financiar, uma equipe de doutores passa fazer o trabalho de prospecção. Eles encontram os editais que não estejam fora do prazo.  “O pesquisador só precisa entrar no site e se cadastrar. Tudo que for informação solicitada pelo pesquisador terá resposta. A Fadesp abrirá 200 contas inicialmente e, em seguida, vai expandir para os demais professores na medida em que a demanda aumente”, comentou Cássia Sakiyama. Tudo será gratuito para os pesquisadores da UFPA. No entanto, as contas serão liberadas, em um primeiro momento, para os líderes de grupo de pesquisa, coordenadores de pós-graduação e diretores de centro.

O sistema Financiar utiliza tabela de conhecimento do CNPq. De acordo com Cássia Sakiyama, a interatividade do sistema com o usuário está garantida, assim como a divulgação das oportunidades para todas as áreas de conhecimento, como, por exemplo, Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Engenharias, Lingüística, Letras e Artes, Gestão, Desenvolvimento social e Meio ambiente. O sistema Financiar já tem 2.274 fontes de financiamentos de pesquisa cadastradas, das quais 1.390 são internacionais. No sistema também poderão ser encontrados editais, bolsas de pesquisas para graduação e pós, intercâmbio, viagens para congressos e outros centros de pesquisa, organização de eventos científicos e prêmios para pesquisadores.

Publicado em: 18.04.2006 16:58