Geraldo Narciso e Petrus Agrippino tomam posse no CCEN

O professor Geraldo Narciso da Rocha Filho foi empossado na direção do Centro de Ciências Exatas e Naturais (CCEN) nesta quarta-feira, 29 de março. Juntamente com ele, o professor Petrus Agrippino de Alcântara Junior assumiu o cargo de vice-diretor do Centro. A cerimônia de posse foi realizada no auditório do Laboratório de Pesquisa em Física e contou com a presença do reitor Alex Fiúza.
   O novo diretor do CCEN, em seu discurso de posse, enfatizou o compromisso em zelar pela qualidade do ensino no Centro durante sua gestão. Para isso, pretende estabelecer uma ampla discussão com alunos, professores e funcionários sobre o planejamento estratégico do CCEN baseada no novo estatuto da UFPA. Com o novo estatuto, o Centro de Ciências Exatas e Naturais passará a ser o Instituto de Ciências Exatas e Naturais. Segundo o professor Geraldo, “é necessário saber o que o CCEN pretende se tornar, para então definir as ações a serem implementadas a curto, médio e longo prazo”.
   Geraldo Narciso afirmou ainda que vai trabalhar na consolidação da pesquisa e pós-graduação, na formação dos professores que ainda não são doutores e na criação de um sistema pedagógico de apoio ao professor substituto. O objetivo é transformar o CCEN num centro de excelência na UFPA.
   O reitor Alex Fiúza elogiou a ênfase do novo diretor na qualidade do ensino ministrado. Citando o sociólogo espanhol Manuel Castells, o reitor disse que “será rico quem tiver conhecimentos e pobre quem não os tiver”. Afirmou que a UFPA é atualmente referência na expansão horizontal, principalmente com a interiorização; agora é necassário “ser mais vertical” quanto à qualidade do ensino e dos serviços prestados.
(Na foto, o ex-diretor do CCEN Francisco Assunção, a vice-reitora Regina Feio, o reitor Aléx Fiúza e os empossados Geraldo Narciso e Petrus Agrippino)
Texto:Jones Santos/Foto: Lurdinha Rodrigues
Publicado em: 30.03.2006 19:46